No dia 04 de outubro, foi celebrada a Missa em ação de graças ao Centenário do Irmão Basílio Rueda e o lançamento do Caminhar Marista 10, na Capela Mãe da Misericórdia, no Centro Marista de Champagnat.

Celebrada pelo Padre Renato Vieira, a Missa contou com a participação de Irmãos Maristas, representantes da Região América Sul, Frentes de Missão e colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Reflexões sobre o legado do Irmão Basílio

A celebração iniciou com uma fala do Superior Provincial, Ir. Vanderlei Siqueira, desejando que esse centenário seja uma oportunidade de refletir o que é ser Marista hoje. “O Ir. Basílio Rueda é uma pessoa muito inspiradora e pode nos ajudar a ser maristas de Champagnat, para seguir firme na nossa missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, afirmou.

Durante a homilia, o Padre Renato refletiu que a vida do Ir. Basílio nos entretêm. “Três aspectos de sua vida me chamaram atenção: ele era bem-humorado, tinha uma profunda humildade e possuía uma inteligência brilhante”.

O Diretor Executivo da Organização Religiosa, José Leão da Cunha Filho, também lembrou que há Irmãos na organização que conheceram pessoalmente Basílio Rueda. Ressaltou, ainda, que assim como o Irmão Basílio Rueda, “todos aqui nessa capela, escolheram viver por Jesus”.

Iniciativas

No fim da missa, o diretor do Memorial Marista, Dyogenes Araujo, agradeceu a todos os envolvidos por fazerem dessa celebração um grande marco na história do Instituto. Ainda explicou que o trabalho para a comemoração do centenário iniciou no segundo semestre do ano passado com a vinda do Ir. Antônio Estaun a Curitiba. Na ocasião o Irmão, que já foi Postulador do Instituto, conduziu alguns seminários com o objetivo de compreender como se estabeleceu o pensamento de Basílio Rueda.

Também salientou a iniciativa da área de comunicação da Organização Religiosa da PMBCS, que estabeleceu a conexão com as Províncias do México e da Região América Sul para realizar o projeto.

Entre as ações em homenagem ao centenário, estão o lançamento da edição especial do Caminhar Marista 10, dedicada ao Ir. Basílio, a criação de uma página virtual com cartas circulares, fotos, testemunhos e roteiros celebrativos, além de eventos como o primeiro colóquio sobre o Irmão Basílio Rueda (que irá acontecer no dia 11/10, às 16h, com o Prof. Fabiano Incerti) e Oficina do PHEM nos dia 06 e 07 de novembro. Também foi anunciado o lançamento do livro “Irmão Basílio Rueda fms – A serviço do movimento por um mundo melhor”, escrito pelo Irmão Antônio Estaún, no dia 06 de novembro.

Centenário Ir. Basílio Rueda

Com o objetivo de fortalecer esse legado, a Região América Sul, por meio da articulação com o Memorial Marista lidera uma iniciativa que busca reviver a história de Basílio e impulsionar seu processo de canonização, promovendo o engajamento de leigos e Irmãos nas três fases: Entender Basílio, Rezar por Basílio e Celebrar Basílio.