No último sábado (09/11/2024), 56 crismandos(as) da Paróquia São João Batista, da cidade de São João (PR), participaram de uma manhã formativa no Centro Marista de Juventudes (CMJ), localizado na cidade de Itapejara d’Oeste (PR). O encontro foi idealizado e executado pela equipe do CMJ, com momentos de espiritualidade, interação e partilha, proporcionando reflexões significativas junto às juventudes participantes.
Para o Ir. Bruno Marcondes, diretor do Centro Marista de Juventudes, o trabalho com crismandos(as) fortalece a missão de tornar o CMJ um centro de referência em juventudes no sudoeste do Paraná.
“Além disso, orienta nossa ação em vista da concretização do planejamento estratégico do CMJ em criar redes no trabalho eclesial. Vale ressaltar que é um trabalho contínuo e que a imersão dos jovens de São João no espaço, foi fruto da apresentação do Projeto Jovem Cristão para a Diocese e também para o decanato de São João”, destaca Ir. Bruno.
Metodologia do encontro: oração, formação temática, escuta das juventudes e partilha de sentimentos
O encontro começou na Capela São Marcelino Champagnat, onde os(as) Crismandos(as) foram acolhidos(as) para uma profunda experiência de espiritualidade.
“Esse momento inicial foi essencial para criar um ambiente de reflexão e conexão com a fé, preparando os(as) jovens para as atividades subsequentes”, avaliou Talita Covatti, Analista Educacional no CMJ.
Em seguida, os(as) participantes se envolveram em jogos colaborativos, uma dinâmica que, além de ser divertida, promoveu a interação e o trabalho em equipe. “Essas atividades mostraram-se eficazes para quebrar o gelo e fortalecer os laços entre os Crismandos, evidenciando a importância do espírito comunitário”, reforçou Talita.
O ponto alto da manhã foi a formação sobre “Viver em comunidade”. Durante essa sessão, os(as) jovens refletiram sobre os desafios e as belezas de se viver em comunidade, aprendendo sobre respeito, empatia e a importância de construir relacionamentos saudáveis e colaborativos.
Para encerrar, uma partilha ao redor da mesa reuniu todos para um momento de convivência e troca de experiências. Esse último momento não apenas reforçou os aprendizados do dia, mas também consolidou a sensação de pertencimento e união entre os(as) Crismandos(as).
Com a palavra, as catequistas!
O encontro no CMJ foi uma oportunidade ímpar para os jovens de São João se aprofundarem na vivência comunitária e espiritual, marcando o início de uma nova etapa em suas jornadas de fé e compromisso com a comunidade.
A catequista Julia Zoleti Zuconelli, acompanha um grupo de 10 jovens e pôde participar do encontro promovido do CMJ, junto com outras turmas. Ela avalia que momentos de partilha e interação, que aproxima as juventudes de vivências cristãs são muito importantes.
“Nos dias de hoje, é difícil cativar os(as) adolescentes para que continuem sendo cristãos de fato. O Centro Marista de Juventudes passa para os jovens um sentimento de acolhimento e busca despertar, em cada um, novos sonhos sem se desviar do caminho do bem! Tenta educar de uma forma amorosa, assim como Maria educou Jesus”, comenta Julia.
A coordenadora da catequese na Paróquia São João Batista, Cleci Lottermann Pin, ressalta que um dos objetivos da catequese é inserir o(a) catequizando(a) nos ambientes vocacionais e acompanhá-los(as) na escolha de sua vocação.
“O CMJ vem de encontro conosco, proporcionando momentos de acolhimento, partilha, oração e espiritualidade, o que é de grande importância para o seguimento vocacional desses jovens”, avalia Cleci.