Quando pensamos na abrangência da missão Marista, certamente vem à mente a importância da colaboração entre os Irmãos, Leigos, jovens, voluntários e demais apoiadores do sonho que Marcelino Champagnat nos confiou. Um exemplo dessa união está na Fraternidade Rosey, do Movimento Champagnat da Família Marista de Maringá (PR). 

Em julho de 2023, essa história completará 18 anos. Sem dúvida, uma caminhada significativa, cultivando a prática da espiritualidade, da vida compartilhada e o compromisso com a missão.

Fraternidade que encoraja

De acordo com a animadora da Fraternidade, Helena Moreno Zorman, essa união é um elemento central dessa história. “Tivemos que nos fortalecer na dor, quando perdemos, na pandemia, nossa estimada fraterna Mel e nossa querida Malu. Experimentamos a força dos corações conectados da família Marista que não deixou que nos faltasse a coragem de continuar a Fraternidade. O que destacamos, também, como fundamental é o forte laço que estabelecemos com os nossos Irmãos. Cada um, com o seu jeito Champagnat de ser, faz toda a diferença em nossos encontros”, conta. 

Ao comentar sobre a atuação dos Irmãos junto aos Leigos, Helena os chama de “Champagnats” em nosso meio. Ou seja, de grandes incentivadores do espírito de nosso fundador, São Marcelino. Em seguida, confira o depoimento dela:

“Champagnats” em nosso meio

“Atentos aos apelos do XXII Capítulo Geral, que nos provoca a caminharmos juntos, religiosos e leigos, como família global, na Fraternidade Rosey é fundamental estabelecer uma relação de companhia e convivência sadia com os Irmãos, fazendo da Fraternidade uma extensão das comunidades Maristas.

Ao longo dos anos, caminharam conosco: Ir. Ilário Caresia, Ir. Afonso Levis e Ir. Zeferino, que direta ou indiretamente se fizeram presentes entre nós nos momentos celebrativos e em nossas reuniões.

Costumamos dizer que toda Fraternidade teria que ter um Irmão Ilário Caresia, que além de trazer Maria para mais perto de nós com seus ensinamentos, era o nosso combustível infalível para que os encontros acontecessem. Seja presencial ou virtualmente. Não media esforços para aprender a se conectar e lidar com a tecnologia. Até mesmo quando foi morar em São José dos Pinhais, participava conosco em todos os encontros, virtualmente. Agora temos um grande intercessor no céu.

Ir. Afonso, sempre disponível a nos ajudar e nos ensinar sobre a palavra de Deus e a vida de São Marcelino, nos inspirando a sempre prosseguir, mesmo na adversidade.

Ir. Zeferino, presença simpática e doce nos encontros, que nos encanta e nos faz sentir especial.

Em 2023, mais dois presentes nos foram dados. Acolhemos com carinho o Ir. David Petris e o Ir. Lauro Darós, que estarão conosco, na certeza que será um ano de muito crescimento para a Fraternidade de Maringá”. 

A serviço da missão

No final do ano, durante um Retiro Vocacional dos Seminaristas, integrantes da Fraternidade Rosey contribuíram com a preparação de refeições aos participantes. “A presença materna de vocês, fraternas maristas no nosso meio, é uma forma carinhosa e amorosa de cuidar das nossas vocações”, comentou o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen.

Por fim, em nome do grupo, Helena afirma: “Continuaremos com fé nossa trajetória porque ser fraterno marista é redescobrir a paixão que moveu o coração de São Marcelino Champagnat de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Que a Nossa Boa Mãe nos abençoe”. 

>>> Conheça também a história do Silvio, fraterno do MChFM.