Na manhã do dia 24/07, o Auditório Basílio Rueda, localizado no Centro Marista Champagnat, sediou o Ciclo de Palestras “Organização religiosa e atualidade”, promovido pela Província Marista Brasil Centro-Sul e a UMBRASIL.

Dom José Antônio Peruzzo (arcebispo metropolitano de Curitiba), Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira (assessor jurídico-civil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Paulo Gracilio da Silva (consultor em administração financeira) foram os palestrantes do evento. Na ocasião, foi lançado ainda o livro Marco Jurídico das Organizações Religiosas, de Hugo Oliveira.

O evento foi gravado e será veiculado no dia 03/08, às 20h30, na programação na TV Evangelizar. A emissora também divulgou uma reportagem com a cobertura do Ciclo de Palestras, incluindo depoimentos de palestrantes e participantes. Confira:

Veja mais fotos do evento na página da Província no Facebook.

Gestão a serviço da missão

A importância de incorporar os conhecimentos de gestão à administração das organizações religiosas, para enfrentar os desafios atuais, foi um dos principais tópicos que nortearam a discussão durante o evento – tema alinhado à nova etapa da campanha Prioridades do Triênio, promovida pela PMBCS. 

“Neste Triênio, ocorre um chamamento para a importância de se colocar a serviço. É um convite à tomada de consciência, para a responsabilidade que cada um de nós tem com a missão Marista. A partir dos valores e princípios institucionais, somos instigados a promover o exercício da liderança servidora, colocando as competências profissionais e éticas como instrumento de gestão para promoção da sustentabilidade e da perenidade da missão”, explica Rosângela Specht, da área de Economato da PMBCS.

Sobre a relação da campanha com as palestras apresentadas no evento, ela destaca: “As organizações religiosas realizam sua missão em um cenário atual de complexidade e constante mudança. Preservar seus valores institucionais, estar atento às boas práticas de gestão e controles, promover o uso evangélico dos bens da Igreja e alcançar seus objetivos estratégicos garantindo a sustentabilidade e perenidade da missão é o grande desafio. Neste contexto, a importância de ter profissionais éticos e comprometidos com a missão institucional é de grande valor para assegurar uma gestão qualificada, transparente, pautada em boas práticas, como instrumento para o fortalecendo da governança, do desempenho e da sustentabilidade institucional”.