No dia 18 de setembro o Centro Marista de Juventudes (CMJ), localizado em Itapejara D’Oeste no Paraná, realizou uma formação com o tema Revelação Espontânea. O curso foi ministrado por Cecilia Landarin Heleno, do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI).
O evento contou com a participação de profissionais da rede municipal e estadual de educação, da área da saúde, assistência social da Cáritas Diocesana de Palmas e Francisco Beltrão, APAE e CRAS Itapejara. Além de congregações religiosas e comunidade eclesial.
Para o Centro Marista de Juventudes, a formação é uma continuação do curso ofertado para a comunidade local “A Proteção das Infâncias e das Pessoas vulneráveis na Igreja Católica“.
Segundo Ana Cappellesso, coordenadora do CMJ e articuladora do diálogo e formação, abordar essa temática é importante para fomentar a prevenção da violência contra crianças e adolescentes e sensibilizar sobre a garantia de seus direitos.
De acordo o diretor do CMJ, Ir Bruno Marcondes, para além dos trabalhos com as juventudes, o CMJ preocupa-se com a preposição de formações para a comunidade local, seja ela educacional ou geral.
O Irmão ainda ressalta que, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes é um assunto de extrema importância. “A formação repassada às lideranças educacionais é fundamental para atendermos as demandas relativas às violências que nossos estudantes sofrem, ou até mesmo prevenir algumas ocorrências”, afirma.
Por fim, Adriel Junior Pilati, diretor na Escola Municipal Nereu Ramos, diz que é preciso estar atento e preparado para atender crianças e adolescentes no que se refere à promoção de seus direitos.