Após a inauguração do Centro Marista de Juventudes em março, o espaço, voltado para a formação e trabalho vocacional de jovens, teve ações importantes ocorridas até o meio do ano. Confira os destaques das atividades realizadas pelo CMJ:
Parceria UTFPR
No dia 24 de abril, o CMJ firma parceria especial com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Pato Branco.
Estiveram presentes na reunião o diretor do Centro Marista de Juventudes, Ir. Bruno Marcondes, a coordenadora do espaço Ana Cappellesso e a analista de projetos Talita Covatti. Além do reitor da Universidade Marcos Schiefler Filho, o coordenador e o vice coordenador do curso de engenharia elétrica, Everton Aguiar e Johnny Werner. O professor César Torrico e os alunos Karise Donatti e João Vitor Ogliari.
Entre as pautas para as juventudes estiveram o Projeto de Extensão “UTFeira de Ciências” e uma aproximação com a temática sobre projetos de vida, Identidade Marista e Vocação. Foi um momento para unir forças em prol das juventudes locais no sudoeste do Paraná.
Jovencializando
No dia 03 de junho, o grupo Jovencializando (projeto do CMJ que atende os jovens do ensino médio em seu projeto de vida e em seus aspectos profissionais e vocacionais) recebeu uma presença Marista. Ana Lenz formou-se em turismo pela PUCPR, campus Curitiba e realizou o voluntariado internacional Marista em Moçambique por um ano. Ela trouxe toda a sua bagagem para partilhar com os jovens, sobre como a coragem e a ousadia permitiram que ela vivesse momentos incríveis com pessoais especiais e como isso tudo moldou a pessoa que ela é hoje.
“É muito bonito e motivador conhecer a trajetória de alguém que realizou voluntariado em um espaço tão longe e diferente. Ela ainda nos questionou: Você tem medo de errar ou de viver?”, afirmou Nower, de 17 anos.
No dia 10 de junho, estiveram junto ao grupo do Jovencializando 03 alunos da UTFPR – campus Pato Branco, com o vice coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Johnny Werner.
“Cada experiência do projeto traz lições e momentos marcantes que contribuem para o meu crescimento pessoal e profissional”, ressaltou Myllena, de 17 anos.
PJM
- A PJM tem acontecido semanalmente com turmas de 6º a 9° ano do Colégio Estadual Irmão Isidoro Dumont, parceiro Marista. O grupo segue o material Trilha de Saberes da PJM, autoconhecimento – a relação comigo e com os outros. Somados, os grupos têm em torno de 60 participantes.
- Esse ano o Dia de Champagnat foi comemorado com um momento celebrativo e gincanas colaborativas. Ações com cunho vocacional e histórico do Instituto e São Marcelino Champagnat.
- Uma vez por mês o grupo de coordenadores jovens da PJM tem se encontrado para momentos formativos com os Irmãos da Comunidade de Itapejara D’Oeste: Edmundo Pina, Sadi Cella e Bruno Marcondes, a coordenadora do CMJ Ana Cappellesso e o formando Felipe Roldão. Os encontros trazem as perspectivas espirituais do Instituto, a vida de São Marcelino Champagnat e Maria, Boa Mãe como recurso habitual Marista. O grupo hoje é composto por quatro jovens.
Academia Espiritual
Em junho, retornaram as atividades da Academia Espiritual no CMJ. Os encontros acontecem mensalmente e tem como objetivo de, com os valores e virtudes maristas, atingir e aprimorar o equilíbrio emocional através de ferramentas meditativas. A fim de que “silenciando a mente” se aperfeiçoe a interioridade. O projeto conta com a parceria de Dalvana Fernandes, terapeuta local.