Entre os dias 14 e 18 de outubro, ocorreu a 3ª edição do Vivemar 2024. Realizado no Recanto Champagnat, em Florianópolis (SC), o programa é uma experiência pessoal e comunitária que reflete a expectativa de Deus sobre nossas vidas. O projeto proporciona aos participantes, assim como à equipe de trabalho, um itinerário que conduz ao autoconhecimento e impulsiona a quebra de paradigmas, num processo de redescoberta a cada passo no caminho proposto.
Com a participação de 50 colaboradores(as) e 6 Irmãos Maristas, o evento se destacou pelo ambiente acolhedor e reflexivo. O Irmão Ronaldo Luzzi, atual condutor do programa, define o Vivemar como uma verdadeira experiência divina, acessível àqueles que se dispõem a abrir o coração. “É, definitivamente, uma vivência de Deus”, afirma.

Experiências marcantes
Para Fernanda Passos, Analista Educacional do Farol 1817, a experiência do Vivemar proporcionou um mergulho profundo em seu interior. “Eu não tinha ideia do quanto minha alma precisava desses dias para desligar das demandas externas, entender as minhas dores, meus anseios e propósitos”, diz. Segundo ela, a simplicidade e beleza com que cada momento do encontro é pensado e construído nos inspira a também sermos simples em nossos dias, nossas vidas. “Saio desse Vivemar com algumas pistas do que Deus sonha pra minha vida e muito mais encantada pela missão Marista, à qual somos chamados”, afirma.

Josmari Pauzer, coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), ressalta que o Vivemar foi uma experiência transformadora no sentido que, de fato, se tomarmos consciência de cada momento experimentado, podemos realmente modificar nossas vidas. “O caminho que nos conduz a Deus é fundamentalmente um exercício interior que implica uma renúncia dos sentidos corporais. Foi um mergulho em minha alma, um desligar-me do mundo habitual, do cotidiano”, diz.

Já Talita Melina Covatti, Analista Educacional da Animação Vocacional (AV), afirma que é um momento de olhar para si e para a nossa conexão com Deus, renovar a nossa fé e nossa relação com o Espírito Santo. “O carinho em que é elaborado e realizado pela equipe é perceptível em cada movimento e ação; e a experiência é inenarrável”, comenta.
O Ir. Nathan da Costa, que participou dessa edição, conta que a experiência de participar do Vivemar, evoca uma chamada ao desconhecido, ao profundo e ao novo, mas sempre velho, ser de cada um. “Participar ativamente deste momento contribuiu na minha caminhada como Irmão, no convite do olhar para dentro de si, na escuta atenta e respeitosa e na boa relação com os leigos, leigas e colaboradores que continuam conosco a missão de Champagnat”, destaca.

Por fim, Luciany Thomaz Laskowski Mikos, Coordenadora do Patrimônio Imobiliário, diz que o Vivemar é um presente da instituição para os colaboradores. “É ter a oportunidade de vivenciar a espiritualidade, com provocações inteligentes, momentos de reflexão, partilhas enriquecedoras com pessoas incríveis que amam o jeito Marista de Ser e que tornam perene a missão de São Marcelino Champagnat”, ressalta. Ainda, descreve o programa em uma única palavra, inesquecível.

O Vivemar
Idealizado pelo Irmão Afonso Levis, o Vivemar vai além de ser um curso convencional. Desde sua criação, foi pensado como uma vivência integral, onde os(as) participantes são convidados(as) a deixar de lado títulos e conhecimentos técnicos para se permitirem uma partilha genuína e transformadora.
Poema
O Ir. Lauro Daros, que tem participado de todos os Vivemares, escreveu um poema sobre o encontro.
V I V E M A R
A experiência do VIVEMAR é um mergulho profundo
que encanta pelos símbolos poéticos e espirituais,
metáforas que despertam para a sabedoria interior
e para a transcendência, que conferem sentido à vida!
O VIVEMAR favorece a travessia perene, sem volta,
e a beleza está no processo, na revelação gradual de si,
caminho sem chegada, sem fim: depois da luz, mais luz!
Luz que leva para mais graus e degraus de luz, luz, luz…
O Lava-pés é mais que gesto humano, é transcender,
ampliar a consciência do divino, visível na humildade,
despir-se de vaidade, de egoísmo, de julgamento, de ódio,
vestir-se de acolhida, de compaixão, de leveza, de paz!
A metáfora do poço conduz às profundezas e às alturas!
Se há medo, sabotagem, rejeição do autoconhecimento,
há o êxtase do encontro com Deus entre os escombros
e a alegria de saber que amar e amar-se é a plenitude!
O VIVEMAR é graça, é poesia, é espiritualidade,
espaço para passos, saltos, voos evolutivos,
tempo de aprender sobre relacionamentos
e encontro autêntico de corações!
Ir. Lauro Daros
