O amor de Marcelino Champagnat pelas crianças e jovens era grande, e sua forma de demonstrá-lo era por meio da educação. Nascido no dia 20 de maio de 1789, trabalhou com entusiasmo a favor das crianças e jovens, especialmente os mais necessitados. Quando vê esse público sem instrução, nem catecismo, exclama: “Necessitamos irmãos”. Assim, em 2 de janeiro de 1817, inicia o projeto do Instituto dos Irmãozinhos de Maria.

O desafio de 200 anos atrás ainda existe. Segundo dados da UNICEF, no Brasil, 32 milhões de meninas e meninos (61%) vivem na pobreza, em suas múltiplas dimensões. Nesse cenário, são 1,5 milhão de brasileiros de 4 a 17 anos fora da escola (IBGE 2017). Levar as mensagens das cartas que Marcelino escrevia quando tudo começou é inspiração para que essa realidade seja transformada.

Para celebrar os 230 anos de seu nascimento, a Província Marista Brasil Centro-Sul lançou um desafio: levar a mensagem de Champagnat por meio de um gesto simples que também lembra o início do Instituto Marista. As cartas que Marcelino escrevia há mais de 200 anos agora chegarão às mãos dos maristas que dão continuidade ao seu sonho. Por isso, até junho serão entregues mais de 10 mil cartas com trechos dos escritos de Champagnat para Irmãos, Fraternos, voluntários, colaboradores, Leigos e Leigas.

Para a data a PMBCS também lançou um hotsite em que é possível enviar uma mensagem de Marcelino para alguém: basta inserir o nome e o e-mail da pessoa.

“É fazendo os outros felizes que encontraremos nossa própria felicidade”

Em 1999 foi canonizado e a data de seu falecimento (6 de junho) escolhida como seu dia. O Dia de São Marcelino Champagnat também faz parte das comemorações da PMBCS, levando a mensagem “É fazendo os outros felizes que encontraremos nossa própria felicidade”. Tirar o foco de nós mesmos e buscar a felicidade do próximo, como diz o pensamento do nosso fundador, é uma forma de se colocar a serviço do outro.

A campanha traz como destaque uma jovem e uma criança brincando juntas. Nessa interação eles criam laços afetivos que inspiram toda a Vivência Marista. Retratar uma cena corriqueira foi proposital, já que a ideia é mostrar momentos que qualquer pessoa possa se identificar: uma brincadeira que pode ser vista em um parque ou que está na nossa memória afetiva.

O cenário escolhido foi o parque da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense. O fotógrafo João Borges clicou os alunos Thiago Gabriel Ferreira Freitas e Isabelly de Mattos Carloto brincando no rústico balanço de pneu instalado em uma das árvores. Na intervenção, o ilustrador Caio Beltrão traz a figura de Marcelino Champagnat, que participa da cena, com semblante sereno e acolhedor.

Ficha técnica:

Coordenação: equipe de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS (Elinéia Denis Ávila, Karina Kanashiro e Raquel Leite).
Fotografia: João Borges.
Ilustração: Caio Beltrão.
Direção de arte, diagramação e edição de foto: Diego José Teider.
Diagramação e desdobramento de layout: Deborah Naomi Kosaka.
Casting: Thiago Gabriel Ferreira Freitas e Isabelly de Mattos Carloto, alunos do Colégio Marista Paranaense.