Após um longo intervalo com atividades virtuais, por consequência da pandemia da Covid-19, finalmente celebramos um encontro muito aguardado. Nesta terça-feira, 23 de agosto, começou a etapa presencial do Vivemar 2022. Os participantes ficarão reunidos no Recanto Champagnat, em Florianópolis (SC), até o dia 26.

Em síntese, o Vivemar é um projeto da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, que tem como objetivo proporcionar aos colaboradores maristas uma formação sobre o carisma de São Marcelino Champagnat. Um mergulho na espiritualidade e um impulso para a vivência da vocação laical

Em 2022, o projeto vem em um novo formato, composto por três etapas. Primeiramente, em julho, os participantes receberam informações de preparação para o evento, com o auxílio das equipes de Pastoral das unidades maristas em que atuam. Nesta semana, as atividades têm como fundamento uma metodologia interativa e vivencial. Posteriormente, no mês de novembro, haverá o ReVivemar. Ou seja, um momento de partilha das memórias e aprendizados sobre a experiência completa.

Cerimônia de lava-pés

A saber, a acolhida aos participantes para o encontro teve início com uma cerimônia de lava-pés. Analogamente à passagem narrada no Evangelho de João (13, 1-17), na qual Jesus lava os pés dos apóstolos, pouco antes de sua morte.

Pensar no porquê de resgatar esse gesto, primordialmente lembrado durante o período Pascal, já nos traz um grande ensinamento. Afinal, a atitude é um exemplo de humildade e de serviço ao próximo. Bem como símbolo de carinho e cuidado. Assim como nos pede o exercício de nossas vocações.

Certamente, essa é só a primeira de muitas lembranças marcantes que os colaboradores vão colecionar ao longo dos próximos dias de imersão no Vivemar.

Confira fotos do Vivemar 2022: