Entre os dias 18 e 19 do mês de maio, os membros da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), da Província Marista Brasil Centro Sul, Adriano Cecatto, Ana Karla Maronezi e Maria Palicz, realizaram uma incursão até o Colégio Marista Santa Maria, com o objetivo de separar parte do acervo histórico da Instituição.

Este projeto foi estabelecido para mapear, separar e organizar o arquivo histórico-institucional que se encontra em posse do Colégio, pois passará a compor o acervo do Arquivo Provincial e do Arquivo Histórico-institucional do Memorial Marista.Membros da Comissão Permanente de Avaliação Documental no Colégio Marista Santa Maria

Vale ressaltar que os documentos separados passarão pelas etapas de higienização, arrolamento, catalogação e digitalização.

Os documentos de grande valia englobam diários de matrículas de ex-alunos e plantas arquitetônicas do antigo Instituto Santa Maria. Além de objetos científicos tridimensionais e um projetor de cinema, provavelmente utilizado pelo Colégio na década de 1940, ressalta Ana Karla Maronezi.

Ainda nas palavras de Ana Karla, “o Colégio Marista Santa Maria completará 100 anos de existência em 2025, e, portanto, seus documentos são de interesse não apenas para a história da atuação dessa Provincia na educação, mas também para a História da Educação como um todo”.

Já Maria Palicz nos entrega seu ponto de vista desse trabalho, afirmando que “esta primeira coleta do acervo histórico do Colégio Marista Santa Maria, pela comissão, foi um grande aprendizado, pois nos deparamos com vários desafios nos quais tivemos que nos adequar”.

“A equipe foi muito bem, trabalhamos com sinergia e conseguimos alcançar o nosso objetivo, o resgate da memória histórica do colégio e da sociedade curitibana”, afirma Maria.

Por fim, a equipe da Comissão Permanente de Avaliação Documental tem a intenção de atuar em parceria com os colégios na preservação da história e memória desses espaços.