Desde o ano passado, a Comissão Internacional da Missão Marista tem enviado cartas para todas as Províncias. Mensagens que informam e motivam. Materiais produzidos com o propósito de apoiar os Maristas de Champagnat nesse momento desafiador de pandemia. Assim como de múltiplas transformações no mundo.

Em junho de 2021, recebemos a quinta carta. Um chamado para ampliar fronteiras e trabalhar em rede. Certamente, um convite para fortalecer um dos principais aprendizados dos últimos tempos. 

Em seguida, confira o tema de cada carta e acesse os arquivos na íntegra.

Carta 1 – A pandemia e nossa missão marista

Em síntese, a primeira carta traz reflexões sobre grandes temas do cenário atual, agravados pela pandemia da Covid-19. Bem como sobre a importância das decisões tomadas em prol de um mundo melhor. A mensagem foi escrita pelo Ir. Ben Consigli e validada pela Comissão, em dezembro de 2020. 

>>> Baixe aqui a Carta 1.

Carta 2 – A liderança e nossa missão marista

O segundo documento, de fevereiro de 2021, aborda a importância da liderança para o presente e o futuro da missão do Instituto Marista. O texto foi escrito pelo Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral. E propõe caminhos para ajudar a vida a fluir com esperança. 

>>> Baixe aqui a Carta 2. 

Carta 3 – A inovadora missão marista em nossas obras educativas

“Quanto bem poderíamos fazer aqui se houvesse uma escola!”. Essas palavras de Marcelino Champagnat são o ponto de partida da terceira mensagem da Comissão. A carta foi elaborada por Frank Malloy, da Austrália, em março. Por um lado, trata da essência da obra educativa iniciada há mais de 200 anos. Por outro, visa estimular uma cultura de inovação na área da educação.

>>> Baixe aqui a Carta 3.

Carta 4 – Novas fronteiras, realidades emergentes

A saber, em abril, foi a vez do Ir. Ken McDonald escrever a carta. Com o intuito de reafirmar a essência da missão e o chamado do Papa Francisco, ele chama atenção para os marginalizados da sociedade. Principalmente, para as crianças e jovens nessa condição.

>>> Baixe aqui a Carta 4.

Carta 5 – Chamados e comprometidos a trabalhar em rede

Sem dúvida, o mundo é verdadeiramente “global”. E a humanidade está interconectada. A reflexão da quinta carta é do Ir. Carlos Alberto Rojas, diretor do Secretariado de Educação e Evangelização. 

>>> Baixe aqui a Carta 5.

Carta 6 – Sustentabilidade da missão marista

A sexta carta reflete, sobretudo, sobre a necessidade de fazer com que a missão do Instituto seja sustentável ao longo do tempo. Ou seja, uma meta que requer o compromisso de todos. O texto foi elaborado pelos Irmãos Gregorio Linacero e Libardo Garzón, do Economato Geral.

>>> Baixe aqui a Carta 6.

 

Enfim, essas mensagens levam em consideração os desafios e experiências dos últimos meses. Além disso, apresentam como se entusiasmar com a caminhada. Nesse sentido, também nos provocam a inovar com paixão e compaixão.

Para partilhar com a Comissão suas ideias, reflexões ou experiências sobre essas mensagens, escreva para o e-mail: [email protected].