A 16ª mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista, enviada a todas as Províncias, foca em nossa essência. Ou seja, provoca um momento de retorno aos ensinamentos de São Marcelino Champagnat. Intitulada “Marcelino inspira a nossa Missão”, a carta evoca o belo legado do fundador da obra Marista e dos primeiros Irmãos do que viria a se tornar o Instituto Marista.

“Eles são uma inspiração para nós, encorajando-nos a escutar o Espírito, a discernir as realidades atuais e a agir de acordo com a vontade de Deus”, escreve Ir. Gregorio Linacero, autor da mensagem, em nome da Comissão.

Um patrimônio que segue relevante

Ele destaca o patrimônio espiritual recebido que devemos transmitir, lembrando que “esta transmissão é a continuação de um espírito que está vivo e que nos permite reforçar a dimensão vocacional tanto dos Irmãos como dos leigos e leigas, bem como continuar a construir o Reino de Deus na sociedade e na Igreja com um sabor marista característico”.

Além disso, o documento sublinha o papel dos Maristas, Irmãos, Leigos e Leigas, como continuadores das intuições de Champagnat. Escreve Ir. Gregorio: “em fidelidade ao Evangelho, mostramos atitudes de acolhimento e preferência por aqueles que estão à margem da sociedade, e trabalhamos pela inclusão das pessoas e pelo respeito à sua dignidade”.

De acordo com o conteúdo, face a uma cultura de violência e de separação, propomos o valor da fraternidade. E face a uma cultura de segregação e de descarte, propomos o valor da opção pelos marginalizados da sociedade e da Igreja. Assim, seremos testemunhas para a Igreja e para todos ao nosso redor.

>>> Acesse a mensagem na íntegra.

Maria é nossa direção

Ao mesmo tempo que volta às origens, a carta também encoraja os Maristas de hoje a seguirem seu próprio estilo de missão. Sem perder a referência de Maria, a Boa Mãe. “Ela é em nós modelo de uma forma de ser e de viver a fé”, ressalta Ir. Gregorio.

Ademais, trata-se de um lembrete sobre a importância da presença significativa dos Maristas, que além de física, também deve ser emocional e espiritual.

>>> Clique aqui para consultar as mensagens publicadas desde janeiro de 2021.

Se você quiser compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências com a Comissão sobre esta mensagem ou as anteriores, escreva para [email protected].