A Comissão Internacional da Missão Marista, criada para articular as diferentes iniciativas e ações das Regiões, Redes e Administração Geral para maximizar seus impactos e efeitos, lançou mais uma mensagem de reflexão para o mês de outubro.

O documento intitulado de “Uma Ecologia Integral”, traz importantes reflexões acerca do compromisso e responsabilidade dos maristas de Champagnat no cuidado com o planeta Terra, nossa “casa comum”.

Para além da preservação dos recursos naturais, a mensagem reforça a importância dos aspectos humanos e sociais:

“O cuidado com a vida não pode separar os seres humanos da maneira como vivem, dado que ambas as realidades estão relacionadas, se enriquecem mutuamente e ajudam uma à outra”, diz um dos trechos do documento.

O olhar integral para a ecologia recentemente foi abordada pelo Papa Francisco, em sua mensagem de número 49 do Laudato S, em que afirmou que “uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social; deve integrar questões de justiça nos debates sobre o meio ambiente, de modo a ouvir tanto o grito da terra quanto o grito dos pobres”.

>>> Clique aqui para ler o documento na íntegra

Esta foi a oitava mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista. As edições anteriores podem ser encontradas aqui.