Neste mês em que celebramos os dez anos de Pontificado do Papa Francisco, queremos relembrar alguns dos assuntos prioritários que ele tem abordado nesse período. Sempre inspirado nos ensinamentos de Jesus Cristo e na necessidade de ser “Igreja em saída”, mais próxima de quem precisa. 

Entre esses temas, está o cuidado com a Casa Comum e a divulgação do conceito de ecologia integral. Outro aspecto relevante é o olhar para as relações econômicas e como elas podem estar a favor das pessoas e não o contrário, por meio do conceito da Economia de Francisco. Mais um ponto de atenção tem sido a educação, o que muito nos alegra, pois compartilhamos dessa prioridade. 

>>> Dez marcos na celebração dos dez anos do Pontificado do Papa Francisco

Educação humanista

Nos últimos anos, o Santo Padre falou muito sobre a importância de uma educação humanista e acessível a todos. Sobretudo, tendo em vista as desigualdades que se acentuaram durante o período de pandemia, em que os processos educativos ficaram mediados por plataformas tecnológicas e dependentes de internet em casa, bem como de condições adequadas para o estudo à distância. 

E o marco desse tema foi o lançamento do Pacto Educativo Global, em 2020, que fez um chamado para indivíduos, organizações e nações se unirem em prol de uma educação de qualidade. 

Mas o que significa essa educação humanista? Em primeiro lugar, trata-se de uma visão que leva em consideração o ser humano em sua subjetividade. Em sua totalidade. Que não está descolada das relações estabelecidas com o contexto histórico e social que os estudantes e professores estão inseridos. Ou seja, uma educação que engloba conhecimentos, experiências e sabedorias adquiridas pelas vivências ao longo da vida. Não somente o conteúdo formal que está nos descritivos curriculares. Que faz pensar além.

Sem dúvida, essa é uma visão que tem tudo a ver com a missão que São Marcelino Champagnat nos confiou, há mais de 200 anos. Assim como defendemos na educação marista, o Papa Francisco também enxerga a educação como caminho para um mundo mais solidário, mais empático e mais justo.

Nos passos de Francisco

Depois de ler isso, você ficou com vontade de entender melhor esses conceitos? Então, aproveite os cursos online e gratuitos disponibilizados pelo portal Farol 1817, na série “Nos passos de Francisco”:

>>> Ecologia Integral
>>> Pacto Educativo Global
>>> Economia de Francisco

Leia também

>>> Compromissos do Pacto Educativo Global
>>> Oremos pelo Papa Francisco e seus dez anos de Pontificado