Despertar, animar e acompanhar os jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação é o propósito da  Animação Vocacional da PMBCS. A área compromete-se com o fortalecimento da cultura vocacional em diferentes espaços. Um dos principais desafios de todos os canais de divulgação é tornar a vocação religiosa mais conhecida entre os jovens e, e especialmente, mostrar como é ser Irmão Marista na prática.

Irmãos Maristas no instagram

Reprodução instagram @irmaomarista

Nesse sentido, as redes sociais e os materiais audiovisuais em formatos diversos têm sido importantes instrumentos de divulgação da Missão. Neste mês de janeiro, quem acompanhou o perfil, pôde acompanhar o jovem Irmão Ir. Nathan da Costa Cardoso dos Santos, mostrar o tempo que ele e outros jovens Irmãos da Região América Sul passaram no Peru. Eles participaram de um encontro de jovens Irmãos que faz parte do processo formativo. Essa experiência leva em conta o crescimento intelectual, humano, espiritual e de missão do Irmão, além visitas a lugares históricos e da cultura do país, dentre eles o Machu Picchu

 

De acordo com o Irmão, o Instagram foi criado em junho de 2020 com a intenção de responder às necessidades vocacionais no âmbito digital. Em 2021, ele foi convidado, junto com outros 4 irmãos, a serem os comunicadores da Província mostrando como era o dia-a-dia das comunidades religiosas Maristas.

 

Influência digital Marista

 

“A partir de novembro passado (2022), nas mudanças da área digital da AV, fui convidado a ser o digital influencer dos Irmãos Maristas e aceitei com muito carinho. Ali no Instagram a gente mostra as alegrias, as viagens, os trabalhos, orações e até uns perrengues que passamos na nossa vida cotidiana, na intenção de mostrar que a vida religiosa tem suas alegrias, belezas, diversões e momentos comuns como a dos nossos quase 2.500 seguidores”, relata o Irmão.

 

De acordo com ele, desde que começou a fazer parte da equipe, é bonito ver que muitos jovens entram em contato querendo conhecer mais. Alguns reconhecem e ficam saudosos aos ver irmãos e também tem curiosidade sobre a vida religiosa. “Mas ao meu ver o mais importante é o desmistificar a Vida dos Irmãos, onde a nossa maior riqueza é a fraternidade”, finaliza.

 

Assim, segundo o coordenador de Animação Vocacional da PMBCS, Volnei Rafael Sevenhani, mostrar um pouco da rotina e do dia a dia da vocação religiosa é mais uma oportunidade conhecer a vida do Irmão Marista. E, dessa forma, chamar novas vocações, especialmente em um cenário em que poucas pessoas respondem positivamente ao chamado da vocação religiosa.

 

Vale lembrar que fortalecer os processos de Animação Vocacional em todos os campos de atuação é uma das Prioridades do Triênio.

 

Irmão da Vez no canal Farol 1817

Além disso, programa “Irmão da Vez”, também desenvolvido pela equipe de Animação Vocacional, é outro recurso audiovisual que tem como objetivo apresentar qual é a missão de um Irmão Marista. Já são 7 edições disponíveis no Canal do youtube do Farol 1817. Por meio das entrevistas, os Irmãos contam sobre as atividades que desempenham no dia a dia. Além disso, o programa mostra etapas da jornada de formação dos vocacionados, entre outros aspectos de sua vida.

 

Vale a pena ser Irmão Marista

Atualmente, 74 Irmãos Maristas fazem parte da região Brasil Centro Sul. Em suma, eles estão organizados em 17 comunidades e alguns estão em missões e formações em outras regiões do mundo. Com diferentes idades e experiências de vida, cada um dos vocacionados tem muita história para contar. Nesse sentido, a websérie Vale a pena ser Irmão Marista é outro recurso audiovisual que tem a missão de mostrar como é ser Irmão Marista nos tempos atuais.

 

Animação Vocacional: prioridade do Triênio

Assim sendo, vale lembrar que, nesse primeiro semestre de 2023, a Animação Vocacional é o tema da segunda fase da campanha Prioridades do Triênio. Entre as ações que estão planejadas para o semestre está o convite às pessoas atuantes na Animação Vocacional a mostrar um pouco mais de suas rotinas. Tudo isso visando que mais interessados possam entender o processo e também contribuir para Missão Marista.