A Quaresma é o período de quarenta dias que antecedem a Páscoa, celebração da ressureição de Jesus Cristo. Esses dias formam um período em preparação, são quarenta dias que a comunidade cristã relaciona com os quarenta anos de peregrinação dos hebreus à terra prometida e ao retiro de Jesus Cristo no deserto, em preparação para sua vida pública. Esse tempo se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, que neste ano acontece no dia 22 de fevereiro e se encerra quando comemoramos a Páscoa.

Com o intuito em promover experiências como Família Global, a Província Marista Brasil Centro-Sul desenvolveu um roteiro para viver a Quaresma baseado no documento La sonrisa de la vida (O sorriso da vida) da Província Marista Ibérica. Nosso roteiro conta com onze textos e áudios formados por uma passagem do Evangelho e uma reflexão sobre ela. O conteúdo será distribuído semanalmente no site da PMBCS.

>>> Acessar o conteúdo da Quarta-feira de Cinzas

>>> Acessar o conteúdo do 1º Domingo da Quaresma

 

Segundo o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial “na Quaresma Deus vem em socorro da nossa fragilidade, da nossa vida vulnerável para dar consistência espiritual ao nosso humano viver. […] Que das nossas feridas, quedas e falhas, reencontraremos na quaresma/2023 um coração inteiro, um coração que acredita, mais compassivo e misericordioso”.

 

Para que os Maristas de Champagnat possam convidar suas comunidades, fraternidades, famílias e amigos a participar dessa vivência global, além dos roteiros também é possível compartilhar esse material através de suas redes sociais, inclusive com imagens preparadas especialmente para isso, que podem ser baixadas abaixo:

>>> Baixar a imagem da Quarta-feira de Cinzas

 

>>> Baixar a imagem do 1º Domingo da Quaresma

 

Também é possível consultar o conteúdo na íntegra, tanto textos como áudios, assim é possível se preparar para todas as semanas:

>>> Acessar ebook da Quaresma

>>> Acessar Playlist do Evangelho da Quaresma