Entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, líderes e gestores de Comunicação e Marketing de diversas instituições Maristas ao redor do mundo, se reuniram com o propósito de fortalecer a identidade Marista como uma Família Global durante o 1º Encontro Internacional Marista de Comunicação e Marketing, em Roma. A gerente de Comunicação e Marketing da Província Marista Brasil Centro Sul, Juliana Fontoura Galline, participou do evento que é considerado um marco histórico. Foram cinco dias de muita partilha, discussões, troca de experiências com mais de 40 comunicadores das provinciais Maristas da Ásia, África, Oceania, Europa e Américas. “Essa iniciativa, promovida pelo Governo Geral, foi fundamental para fortalecer nossa consciência como uma verdadeira Família Global Marista”, conta Juliana.
Marca Marista Global
Segundo ela, durante o encontro, os participantes debateram como suas ações locais impactam a comunidade Marista como um todo, reforçando o carisma. “Foi emocionante participar desse momento, especialmente das discussões sobre as estratégias para criação de uma imagem corporativa global e desenvolvimento de departamentos de comunicação nas unidades do Instituto”, ressaltou. Entre os destaques do encontro, Juliana citou a apresentação do estudo que visa criar uma marca Marista global, com um novo logo que representará nossa atuação no mundo. As opções visuais resultantes desse trabalho serão validadas pelo Conselho Geral em fevereiro de 2025, um passo significativo rumo à unidade global
Visão unificada
“Tive a oportunidade de colaborar com o grupo 1 coordenado por Mônica Trujillo (México Ocidental) e Irmão Nnodu Onwutalu (Nigéria), desenvolvendo materiais que apoiarão a implementação de departamentos de comunicação”, disse a gestora. Ainda de acordo com Juliana, outro ponto alto do encontro foi a reflexão do Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutierrez, sobre a importância de uma visão unificada entre os comunicadores, enfatizando que devemos ser “glocalistas” e que nossa atuação local é essencial para a nossa presença global. “Esse encontro não apenas celebrou o progresso feito até agora, mas também nos preparou para um futuro promissor, onde a comunicação será cada vez mais vital para a sustentabilidade do nosso carisma Marista. Estou muito animada para os próximos passos dessa jornada!”, celebrou.
Comunicadores Maristas
Além de Juliana, a comitiva do Brasil teve entre os participantes Lorena de Oliveira (UMBRASIL), Carmem Murara (Grupo Marista), Oniodi Gregolin (PMBCN) e Sílvia Medeiros (PMBSA). Carmem Murara (Grupo Marista) e Rony Ahlfeldt (Marista Brasil). “Uma alegria imensa estar com o Luiz da Rosa (Diretor de Comunicação do Instituto) e sua equipe. Destaco a integração ainda maior com o grupo de comunicadores da Região America Sul, que é coordenado pela Lorena de Oliveira. Muito bom poder contar com a presença de Oniodi Gregolin (PMBCN), Sílvia Medeiros (PMBSA), Joaquín Meli (Santa Maria de los Andes) e Giannina Grosso (Cruz del Sur). Além disso, pude trocar experiências com outros Comunicadores Maristas de todo o mundo!! 🌍”, refletiu.
Fotos feitas pela equipe do Instituto!
28-10: https://tinyurl.com/mpdeu33u
29-10: https://tinyurl.com/3p7tn5ju
30-10: https://tinyurl.com/3pwzz5xm
31-10: https://tinyurl.com/d4tc866a
01-11: https://tinyurl.com/5etp8njw