Conferência Geral do Instituto Marista 2022

No dia 8 de março de 2022, começou a X Conferência Geral do Instituto Marista, em Roma. O evento reúne os Superiores das Unidades Administrativas e o Conselho Geral. E tem atividades até 26 de março.

A saber, o slogan da conferência é “Olhar além”.  E o tema principal que está em pauta é: “Líderes a serviço da Família Marista Global”. Ou seja, esse é um período não apenas de troca de experiências, mas também de renovação para os próximos passos a serem dados na missão.

Momentos de encontros fraternos e celebrações marcaram os primeiros dias da Conferência Geral. Assim como os passeios de confraternização no final de semana.

Em síntese, entre os assuntos debatidos, estão cinco áreas apontadas pelos capitulares, com implicações concretas na vida marista. São elas: a vocação de Irmão, a missão, as relações entre Irmãos e Leigos, o que nos caracteriza como Maristas de Champagnat, o governo e o uso dos bens.

Destaques da primeira semana da Conferência

No primeiro dia, o foco foi a acolhida a todos os participantes, com a presença do Ir. Luiz Carlos, Vigário Geral. Sobretudo, dos Superiores Provinciais eleitos após o Capítulo Geral. Além disso, a terça-feira também foi dedicada à mensagem do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, sobre o tema norteador do encontro.

No segundo dia, primeiramente o Ir. Ken, o Ir. Josep Maria e o Ir. Luis Carlos apresentaram uma análise do contexto atual. Bem como uma releitura, com diálogo, sobre sobre os apelos do XII Capítulo Geral. Em seguida, o Ir. Sylvain fez uma introdução às cinco áreas de interesse propostas pelo documento.

Na quinta-feira, em resumo, o Ir. Óscar e o Ir. Sylvain trataram do “nosso estilo de governo”. Por conseguinte, o Ir; Luis Carlos, o Ir. Ken e o Ir. Ben propuseram reflexões sobre os líderes em tempos novos e desafiantes. Em conclusão à programação do dia, houve o lançamento do livro “Vozes Maristas”.

As atividades de sexta-feira começaram com um momento conduzido pelo Ir. Sylvain e o Ir. João Carlos, junto com Raúl Amaya, diretor do Secretariado de Leigos, a partir da expressão “Como Maristas de Champagnat”. Posteriormente, o Ir. Óscar e o Ir. João Carlos trabalharam o tópico “Em nossa vocação de Irmãos”. Por fim, o Ir. Ángel Medina e o Ir. Lindley, com o Secretariado Irmãos Hoje, trabalharam o Guia de Formação.

Sem dúvida, ainda há muito a acrescentar nos próximos dias da Conferência. O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, está presente no encontro e certamente trará muitos conhecimentos ao retornar.