Quando nos aprofundamos na trajetória de vida de Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, percebemos que estar próximo de quem mais precisa é um pilar essencial de nossa missão. Por isso, a solidariedade é um dos valores que buscamos colocar em prática no dia a dia, de muitas formas. Sobretudo, com inspiração em Maria, nossa Boa Mãe.

Na cidade de Itapejara D’Oeste, no interior do Paraná, temos um caso em que a solidariedade foi a maneira de responder a um desafio dos tempos atuais. 

Solidariedade junto aos imigrantes

Em seguida, confira o depoimento do Irmão Hugo Depiné sobre seu importante trabalho com um grupo de imigrantes haitianos.

O vídeo faz parte de uma série de materiais elaborados pela equipe de Animação Vocacional da PMBCS, com o intuito de demonstrar a diversidade presente entre os Irmãos Maristas. Bem como as várias maneiras de desempenhar a missão.

Haitianos no Brasil

De acordo com a Polícia Federal, entre 2010 e 2017, aproximadamente 93 mil haitianos chegaram ao território brasileiro. De janeiro a setembro de 2021, 6.300 haitianos entraram no país, e cerca de 2.900 deixaram o Brasil.

Somente no estado do Paraná, em 2019, havia 19 mil haitianos, segundo levantamento da União da Comunidade dos Estudantes e Profissionais Imigrantes.

Para além dos números, a colaboração da comunidade Marista em Itapejara D’Oeste com os imigrantes demonstra como olhar para essa realidade com respeito e compaixão. Dessa forma, os Irmãos Maristas seguem o exemplo de Champagnat, com cuidado e acolhimento para quem tanto precisa. 

Saiba mais sobre os Irmãos Maristas

Para acompanhar mais atividades realizadas pelos Irmãos Maristas, siga o perfil @irmaomarista no Instagram.