A Campanha da Fraternidade 2025, tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O tema e o lema foram uma sugestão pensada pelos dez anos da publicação da primeira Encíclica do Papa Francisco, a Laudato Si, publicada em 2015. Após a Laudato Si, o Papa Francisco também abordou o tema na Exortação Apostólica Laudate Deum. Outra motivação é a da realização da COP30, conferência da ONU sobre o clima, que acontecerá em Belém, no Pará.

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade. O objetivo é de chamar a atenção sobre uma situação na sociedade, que necessita de conversão.

Identidade Visual

A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. Nela, estão representados os seguintes elementos: São Francisco de Assis, a cruz, a natureza e as cidades.

Oração

A Oração é um resumo orante e suplicante a Deus daquilo que se deseja com a CF 2025. Junto ao cartaz é o subsídio mais popular, que alcança maior público durante a sua realização.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) teve início em 1961. Na ocasião, três sacerdotes, Dom Eugênio de Araújo Sales, Heitor de Araújo Sales e Otto Santana planejaram uma campanha com a finalidade de assegurar a ajuda aos pobres. Eles trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, e tinham como objetivo arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. A ação foi batizada de “Campanha da Fraternidade”.

Formação gratuita

Com o objetivo de preparar a comunidade para a vivência da Campanha da Fraternidade 2025, o Farol 1817 lança um curso com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.

A formação para Cristão e comunidade em geral interessada na temática, será dividido em seis módulos que cobrem desde fundamentos teológicos e reflexões críticas sobre a crise atual até a implementação de soluções práticas e a promoção de uma economia sustentável.

O curso será lançado no dia 29 de setembro no Simpósio Nacional das Campanhas, em Brasília (DF).

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