Entre os dias 23 e 26 de setembro, ocorreu a reunião do Conselho Regional, em Coronel Oviedo, no Paraguai. O grupo, que é composto pelos Irmãos Provinciais das cinco Unidades Administrativas que integram a Região América Sul, também contou com a participação especial dos Conselheiros-Gerais do Instituto Marista, Ir. Óscar Martin Vicario e Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa.

O objetivo principal da reunião foi dialogar sobre os avanços das iniciativas regionais e planejar as pautas e projetos a serem validados na próxima Assembleia Geral.

Reunião do Conselho da Região América Sul no ParaguaiAo longo da semana, o Conselho revisou as entregas de avanços e atualizações dos projetos desenvolvidos pelas iniciativas regionais. Entre as propostas sugeridas foi destacada a importância que existe em fortalecer o conhecimento e formação relacionados a situações de crises institucionais. Também foi debatida a fundamental participação regional no tema da solidariedade e nas distintas correntes migratórias da atualidade.

Além disso, outro assunto que já era esperado para discussão do Conselho foi a temática da possível implementação de uma marca regional. Também foram abordados os futuros encaminhamentos da iniciativa da Identificação de Especialistas, uma proposta de reconfiguração para uma equipe de Formação Inicial e Permanente e, a atualização das atividades da equipe que desenvolve as propostas da Rede de Escolas.

A semana de reunião também contou com um momento de partilha e apresentação musical de estudantes do Colégio Maristas Champagnat, de Coronel Oviedo. A PMBCS foi representada pelo Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial, Rony Ahlfeldt, diretor-geral do Colégio Marista de Brasília, e June Cruz, diretor executivo da Província.

O futuro da Região em 2020

Faltando menos de seis meses para a IV Assembleia Regional, as pautas para o mais importante momento deliberativo da Região América Sul já estão sendo alinhadas. Além disso, também será a oportunidade para que as iniciativas estratégicas apresentem resultados, sua caminhada ​e possíveis projetos para os próximos anos do contexto regional. A Assembleia ocorrerá entre os dias 15 e 18 de abril, em Cochabamba, na Bolívia.​

Sobre a Região América Sul 

A iniciativa tem o objetivo de integrar as Unidades Ad​ministrativas Maristas do continente, fortalecendo a missão e o carisma de Champagnat nas Américas com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estrutur​as e pessoas. A Região América Sul foi fundada oficialmente em ma​​rço de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centr​o-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Urug​uai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).​​