Depois de vários anos de um processo de trabalho coordenado pelo departamento de comunicação que contou com o apoio e participação de todos os responsáveis de comunicação das Unidades Administrativas e da Agência Libre de comunicação e markenting (Brasil), o Conselho geral aprovou, no dia 28 de fevereiro, o logo apresentado neste artigo como logo de referência para a vida e a missão maristas, com o objetivo de reforçar a consciência e a visibilidade do Instituto como família marista global.

O Conselho escolheu uma das propostas apresentadas pelo Departamento de Comunicação, fruto do trabalho da Agência Libre e de gráficos voluntários maristas, seguindo as contribuições dos participantes do Encontro Internacional de Comunicadores, que aconteceu em Roma no final do mês de outubro de 2024. O logo escolhido, conforme decisão do Conselho, “pode ser usado sozinho, com a palavra ‘Maristas’ e/ou com as palavras ‘Maristas de Champagnat’, dependendo da realidade local. O uso do logo pelas Unidades Administrativas, redes internacionais, regiões, etc. é opcional. As Unidades Administrativas, redes internacionais, regiões e outras entidades maristas que assim o desejarem poderão utilizá-lo como endosso de seu próprio logo ou adotá-lo como logo principal, de acordo com suas necessidades.”

O Departamento de Comunicações se encarregará, nos próximos meses, da elaboração de um manual para o uso e aplicação do logo escolhido, que será protegido legalmente através do seu registro.

A decisão tomada pelo Conselho Geral do Instituto Marista é fruto de um processo iniciado em 2022, que envolveu um amplo público marista.

Uma imagem que busca dar visibilidade, criar sinergia e favorecer a transmissão dos valores maristas

Durante os últimos anos, o Departamento de Comunicações do Instituto conduziu um processo para discernir como ser mais eficaz na comunicação da missão marista. Essa discussão envolveu comunicadores de todas as Unidades Administrativas e outras instâncias do Instituto. Foram quatro grupos de trabalho que trabalharam nos seguintes temas: estruturas de comunicação para uma entidade marista, como incrementar a consciência de família global, imagem coorporativa e pública imagem marista na sociedade. Entre as conclusões do grupo que trabalhou o tema da imagem corporativa figura a necessidade de uma logo de referência para a vida e missão marista a nível de todo o Instituto, que fortaleça a visibilidade do Instituto como família marista global podendo contribuir para o fortalecimento de nossa presença e missão nas várias realidades do mundo marista. O Conselho Geral acolheu essa sugestão e autorizou o estudo do tema, aprovando a contratação de uma empresa que ajudasse no estudo e na elaboração do processo a ser seguido. A Agência Libre foi então contratada em 2023, para ajudar nessa caminhada.

As vantagens que o logo de referência pode trazer à vida e missão marista com a sua adoção no mundo marista

  • Consolidação da imagem com uma presença global, internacional;
  • Valorização do carisma marista como uma força que persiste à barreira do tempo e do espaço;
  • Potencialização da força de alavancagem as obras educativas e sociais maristas;
  • Reforço à viabilidade e sustentabilidade da missão por meio da mensagem de consolidação da presença como força global;
  • Elasticidade de atuar e ser reconhecido por atuar em diferentes áreas;
  • Fortalecimento de uma educação com visão de mundo, com intercâmbios, que facilita a conexão de diferentes profissionais e que favorece a internacionalização;
  • Ganho de força em ocasiões em que a presença política Marista é necessária, como frentes de discussão e apoio de políticas de proteção à criança e ao adolescente em órgãos nacionais e internacionais;
  • Combate à fragmentação do legado marista, que se dissipa à medida que não há reconhecimento global do carisma, da história do Fundador e os frutos da obra marista;
  • Reconhecimento em qualquer lugar do mundo como Maristas: um grupo de pessoas que compartilha dos mesmos valores e da mesma forma de ser, viver e educar, inspirado por Marcelino Champagnat, do jeito de Maria.

Acesse a matéria na íntegra AQUI!