Entre os dias 17 e 21 de abril, na casa Marista de L’Hermitage, na França, aconteceu a II Assembleia da Rede de Coordenadores Provinciais de Voluntariado. Estiveram presentes 33 representantes de todo o mundo Marista, dentre eles, Bruno Socher, Coordenador de Voluntariado da PMBCS. Ao longo de todo o evento, os participantes dialogaram e trocaram experiências, especialmente sobre a formação de voluntários.  

A escolha de L’Hermitage para realização da Assembleia foi com caráter inspiracional das raízes Maristas. Olhando a Champagnat e a responsabilidade dos coordenadores de voluntariado, existe o desejo que a rede de voluntariado fomente um voluntariado mais forte, sólido, diverso, profundo e global.  

Mensagem do Superior Geral

O Irmão Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista, em carta aos participantes do evento, afirma que o voluntariado é uma oportunidade aos jovens, para poderem viver a gratuidade e a solidariedade, sobretudo entre as pessoas da periferia e com mais necessidade. “São experiências solidárias acompanhadas e relidas nas quais, do grito dos pobres, descobre-se o rosto de Jesus presente neles”, afirma. 

Avaliando a semana de atividades, Bruno Socher considera que o momento “foi um espaço de diálogo, construção e pensar no futuro, o que a gente vai fazer em 2024, 2025, com o voluntariado e o voluntariado internacional”. Para ele, a experiência vai ajudar a pensar no envio de voluntários internacionais e no recebimento nas comunidades e unidades maristas. 

Sinergia com a Igreja e o Capítulo Geral

Na carta aos coordenadores de Voluntariado, o Irmão Ernesto salienta a abertura do Instituto para a missão. O Superior Geral afirma que, junto ao Papa Francisco, existe o constante desafio para abrir o instituto à missão e às experiências de mobilidade local e internacional, acompanhando as periferias existenciais e geográficas. “Através de experiências concretas em espaços locais ou distantes, as pessoas desenvolvem dinâmicas importantes como: sair, mobilizar, contribuir, encarnar-se, abrir-se ao diferente, colaborar, multiplicar a influência do bem, ensaiar a esperança”, conclui. 

Em sinergia com os apelos do XXII Capítulo Geral, onde existe a necessidade de contribuição com a fraternidade e o serviço, Bruno Socher faz o convite aos leigos, leigas e Irmãos Maristas que se interessam pelo trabalho voluntário para que procurem a área de voluntariado da Província. A ideia é fazer uma vivência que seja possível para alimentar a perspectiva de família global Marista, trabalhando junto e crescendo em sociedade com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, finaliza. 

Assista ao vídeo de Bruno direto de L’Hermitage sobre o evento

 

Clique aqui para saber mais sobre o Voluntariado da PMBCS