O Coral da UCP (Universidade Católica do Paraná) foi fundado no ano de 1972. Em homenagem ao fundador da Congregação Marista, São Marcelino Champagnat, o Coral da UCP passou a chamar-se Coral Champagnat em 1973.

Coral Champagnat da PUCPR é composto por estudantes da Graduação da Universidade e cantores profissionais que integram a equipe técnica do coro. Está sob a regência da maestrina Rosemeri Paese, desde 1989.

O grupo possui intensa atividade artística dentro e fora da universidade, participando de concertos, encontros de corais e eventos institucionais. A principal missão do grupo é promover a difusão do Canto Coral, proporcionando aos seus participantes uma rica vivência musical e comunitária. Leva a arte para onde se faz necessário, e assim, contribui para o enriquecimento cultural do país.

De acordo com o Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira “Elemento de conexão do humano com o sagrado, a música é uma das mais antigas formas de expressão do ser humano para o bem e para a virtude”. Também acredita que, “É dever da arte e dos artistas revelar e desvelar os tempos em que vivemos!”

Nas palavras do Ir. Benê, “Assim… dos arranjos, da maestria, do repicar dos instrumentos, das coreografias, das vozes canoras e maviosas do Coral Champagnat da PUCPR – no ano cinquentenário da sua criação (1973 – 2023), é que saiu um tributo aos seletos representantes do samba”.

A saber, na noite de 28 de janeiro de 2023, ocorreu a apresentação “As Raízes do Samba”, durante a 40a. Oficina de Música de Curitiba.

Todo estudante da PUCPR pode participar do CORAL CHAMPAGNAT. Durante a sua permanência no Grupo, o participante recebe uma bolsa estímulo em forma de desconto na sua mensalidade. Conheça os processos seletivos para a participação acessando o link.

Vale ressaltar, o Coral Champagnat gravou o CD Ícones da Música Grega com arranjos escritos especialmente para o coral e dirigido musicalmente pela Maestrina Rosemeri Paese.

“Quando tudo parece sem saída, sempre se pode cantar. Vamos, então, limpar as gargantas, apurar as vozes, cantar a plenos pulmões e abrir alas para a passagem feliz do Coral Champagnat em nossas celebrações, eventos, vidas e ofícios!” finaliza Ir. Benê.