Você sabia que a origem da expressão Corpus Christi vem do latim? Ela significa “Corpo de Cristo”. E faz referência a um dos sacramentos que fundamentam a religião católica: a Eucaristia

A saber, a data é celebrada na quinta-feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade. Por isso, em 2022, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo caiu no dia 16 de junho.

Ensinamentos da Eucaristia

Embora a data de Corpus Christi seja famosa pelas procissões e pela construção dos “tapetes” nas comunidades, seu significado é ainda mais amplo. Pois fundamenta-se no amor de Jesus por nós. O roteiro divulgado pela CNBB para a celebração do Corpo de Cristo em 2020 e 2021 aprofunda esse aspecto:

“A Eucaristia forma em nós uma memória agradecida, porque nos reconhecemos como filhos amados e alimentados pelo Pai. Uma memória livre, porque o amor de Jesus, o seu perdão, cura as feridas do passado e apazigua a recordação das injustiças sofridas e infligidas. Uma memória paciente, porque sabemos que o Espírito de Jesus permanece em nós nas adversidades”.

Além disso, o texto destaca: 

“A Eucaristia encoraja-nos. Mesmo no caminho mais acidentado, não estamos sozinhos. O Senhor não se esquece de nós e, sempre que vamos até Ele, alenta-nos com amor”.

Nesse sentido, o Corpus Christi é um momento de reflexão sobre a obra que Cristo nos deixou. E, sem dúvida, a solidariedade e o amor ao próximo estão entre os ensinamentos primordiais.

Ação Solidária - Dia de ChampagnatJunho solidário

Assim como no Dia de Champagnat, comemorado no início de junho, queremos celebrar mais esta data de maneira solidária. Por isso, reforçamos o convite para que, ao longo de todo o mês, possamos contribuir com a arrecadação de cobertores às famílias atendidas pelo SOS Vila Torres

A cada mês, o projeto ajuda mais de 3 mil famílias de comunidades em situação de vulnerabilidade social de Curitiba. E continua precisando da solidariedade de todos que puderem colaborar para proteger quem precisa das baixas temperaturas.

A doação pode ser feita presencialmente, na Paróquia Universitária Jesus Mestre (PUCPR – Câmpus Curitiba). Ou então via PIX, pelo número: 41 99963-2350. Dessa forma, cada quantia de R$ 25 representa um cobertor doado.

Leia mais sobre o Corpus Christi

A fim de apresentar como surgiu a data de Corpus Christi, bem como seu significado para Marcelino Champagnat, temos um texto na seção blog de nosso site. Confira aqui.

Leia também a reflexão escrita pelo Ir. Afonso Levis sobre a relação de Marcelino Champagnat com a Eucaristia. Ou seja, da festa de Corpus Christi pelo olhar Marista

 

Foto: Sacramento – Freepik