Neste dia 11 de junho, quinta-feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade, celebramos o Corpus Christi. Ou seja, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. 

Em 2020, devido às recomendações das autoridades sanitárias e às restrições para a realização de celebrações comunitárias, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparou um arquivo com orientações de como celebrar o Corpus Christi em família, em casa. 

Entre as sugestões para esta data tão importante do calendário litúrgico, está a escolha de um local adequado em casa para que a família possa celebrar e rezar junta, acompanhando a transmissão de missas nos canais católicos. “Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração”, apresenta o documento.

Como manifestação pública de sua fé na presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, a Comissão também sugere que a família ornamente a frente de sua casa (porta, varanda, janela, etc.) com um símbolo eucarístico, como por exemplo flores ou velas.

Corpus ChristiProcissão virtual

A Província Marista Brasil Centro-Sul, consciente dos cuidados necessários por causa da pandemia, sabe da importância das pessoas permanecerem em casa. Todavia, criou uma alternativa segura para manter a tradição que envolve esta data. Desta vez, o colorido dos tapetes de Corpus Christi contará com o auxílio da tecnologia.

Por isso, a PMBCS convida a todos para uma procissão virtual, colorindo e compartilhando seus tapetes pelas redes sociais. Nesta quinta-feira, no perfil da PMBCS no Instagram, você encontrará o desenho ao lado, de Maria, Boa Mãe, com Jesus. Para fazer o seu, basta clicar com o botão direito na imagem, salvar no seu celular ou computador e encher de cores. E depois, é só compartilhar em seu perfil, marcando @maristacentrosul.