Fazer parte do processo orçamentário é uma das maneiras de exercitar a corresponsabilidade na gestão da Província Marista Brasil Centro-Sul, dando suporte à instituição. E este é mais um dos princípios destacados pela campanha Prioridades do Triênio, que neste semestre trata do tema “Gestão a serviço da missão”.

Gustavo Henrique Loesch, gerente da Área de Serviços da PMBCS, foi um dos colaboradores envolvidos na revisão do orçamento deste ano, contribuindo com os Pacotes de Receitas e de Pessoal. Anteriormente, durante o período em que trabalhou como Gerente da Escola de Medicina na PUCPR, o profissional já havia vivenciado a experiência de participar do processo orçamentário. Ele afirma que foram períodos de grande aprendizado e desenvolvimento.

“Realmente, é uma oportunidade ímpar para todo colaborador participar de um processo orçamentário, principalmente em um modelo tão aberto e colaborativo como foi aqui na PMBCS. Ao atuar como pacoteiro, isso permite você avaliar não apenas a sua área, e sim avaliar toda a instituição, desenvolvendo um olhar crítico e apurado da receita/despesa. A interação entre as áreas ocorre pelo fato de que o pacoteiro consolida um número, que é apresentado para a Diretoria Executiva e ao Conselho Provincial. Porém, este número não é dele, é a soma de todos os valores recebidos das áreas. Portanto, ele tem que se apropriar das informações e entender, mesmo que de forma macro, quais são as origens e justificativas destes números, e buscar influenciar positivamente os gestores das áreas nos valores por eles orçados, apresentando questionamentos de alguém que, muitas vezes, não é o especialista no assunto, porém traz um novo olhar para o tema. Este ‘revisitar’ permite o encontro de oportunidades de melhorias, otimização de recursos e o uso evangélico dos bens”, relata.

Alinhamento com os objetivos da instituição

De acordo com Gustavo Loesch, quando os objetivos da instituição estão desvinculados e distantes dos colaboradores, a gestão torna-se fria e letárgica, pois cada área passa a enxergar apenas suas próprias necessidades e se desconecta com o objetivo maior.

“Os objetivos da instituição são balizadores que devem permear todos os colaboradores. Nossas escolhas, atitudes e ações devem estar pautadas nestes objetivos, pois eles são parte do nosso norte e, dessa forma, os esforços das áreas estarão sempre buscando o bem comum e o sucesso da missão. Estes objetivos não podem ser propostas desvinculadas da vida e do trabalho dos colaboradores, precisamos que todos se sintam parte dos objetivos. Assim, entenderão que suas escolhas e comportamentos influenciam o todo e que podem, sim, melhorar e simplificar os processos e, por consequência, auxiliar no bom andamento dos trabalhos e serem efetivamente facilitadores em todas as frentes de atuação do Mundo Marista”, enfatiza.

Prioridades do Triênio

Saiba mais sobre a etapa atual da campanha Prioridades do Triênio, referente às diretrizes definidas no VI Capítulo Provincial, para os anos de 2018 a 2020.