Os Irmãos participantes do Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos, que estão na Guatemala, concluíram mais uma etapa da atividade. A quinta semana foi marcada pela realização de um retiro. Em seguida, veio um período de estudo sobre importantes documentos da Igreja.

Ainda que sejam necessárias adaptações, devido à situação atual relacionada ao coronavírus, o Itinerário segue seu curso. Medidas de prevenção estão sendo adotadas, conforme orientações das autoridades.

Conclusão do núcleo antropológico da formação do Itinerário de Formação

Cidade da Guatemala, 24 de março de 2020.  

“Para aonde tu fores eu irei e onde tu viveres, e também viverei. Teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus” (Rt 1,16).

Como conclusão do núcleo antropológico, pudemos, como comunidade, viver uma experiência de retiro (de 3 a 7 de março), animada pelos Irmãos da equipe de animadores (Luis Felipe, Anacleto e Rodrigo). Nosso retiro foi marcado pela experiência dos três votos de nossa consagração, sob a iluminação da Regra da Vida. Foi assim que a cada dia fomos capazes de aprofundar, sob a direção de um Irmão, no voto de castidade, pobreza e obediência.

A casa de retiros Karmel Juyú, das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa, em Sololá, foi nossa casa durante o retiro. Um lugar que convida a agradecer ao Deus da vida por sua criação, pois desde ali vimos a majestade do lago Atitlán.

No dia 9 de março, iniciamos a oficina sobre Profecia na Vida Religiosa, animada pelo Irmão João Gutemberg, da Província da Sul-Amazônia, que reside em Manaus (AM). Sua presença e proposta levou todos os Irmãos a se sentirem mais próximos de nossa casa comum, através de várias dinâmicas comunitárias de compartilhar e ler a fé com documentos eclesiais, especialmente a encíclica LAUDATO SI e a exortação pós-apostólica pós-sinodal QUERIDA AMAZÔNIA. Pudemos discutir comunitariamente a dimensão profética em nossas vidas e na vida comprometida de pessoas de nossos locais de origem.

Na última semana, de 16 a 19 de março, aprofundamos o texto da Regra de Vida dos Irmãos Maristas, um documento que nos permitiu aprofundar nossa consagração desde nossa vocação como irmãozinhos de Maria: vivendo em comunidade e nossos corações em permanente atitude de serviço e missão. Os três pilares básicos da Regra, consagração, fraternidade e missão, nos inspiraram a um caminho de espiritualidade e integração, ao serem lidos, meditados e rezados, pessoalmente e em comunidade.

O Ir. Sebastião Ferrarini, da Província Marista Sul-Amazônia animaria a oficina, mas com o fechamento do aeroporto de El Salvador diante da crise epidemiológica do COVID-19, então foram preparados pelos Irmãos coordenadores do Itinerário os textos e orientações. Com todo aprofundamento recebido, fizemos alguns apontamentos que são importantes para revitalizar o dom de nossa vocação e de viver segundo o coração de Maria, como queria Champagnat ao nos dar seu nome. 

A partir do desenvolvimento desses pontos importantes, nos perguntamos se nossa vida, nossa consagração, é ser ou fazer. Pois fazer, muitos podem fazer bem, como nossos Leigos. Porém, devemos ter cuidado ao dar mais importância à “função” do que ao nosso “ser”, pois podemos limitar nossa missão. Fazer não é exclusivo do Irmão, nem a “função”. O importante é o senso da missão. Às vezes, limitamos a missão, e perguntamos o que é o “ser”?

Nas últimas semanas, além dos Irmãos que já estavam participando do Itinerário, o Irmão Gilles Lacasse, da Província do Canadá, se juntou à comunidade. Sua presença, simples, prestativa e sorridente, tem sido muito bonita para a nossa comunidade. Na quinta-feira, 19 de março, o Ir. Gilles compartilhou conosco sobre a vida Marista no Canadá, uma conversa cheia de desafios para todos nós.

Sobre o cenário da COVID-19 na Guatemala, os primeiros casos ocorreram no início de março, e foram identificados imediatamente. As eleições de ações do governo tomadas bem cedo, como o distanciamento social, foram importantes para amenizar a epidemia no país. Até o momento são confirmadas 21 casos e uma morte. Seguimos as restrições do governo, da Província e do Centro Marista de Formação, como a higienização, contato com as pessoas e Irmãos idosos, e saídas de casa, a qual fomos informados, que a partir de sábado, 21/03, foi decretado toque de recolher, de 4 p.m às 4 a.m. 

Estamos sempre em diálogo com os coordenadores do Itinerário e os Provinciais sobre nossos países, contando com o apoio e buscando a continuidade da experiência de vida comunitária e formação, sem perder o aprofundamento e qualidade dos momentos.

Secretaria e comissão de crônicas
POR – Ir. Danilo Ferreira (Brasil Centro Norte)