A vigésima mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista traz reflexões sobre o desafio na missão educativa Marista ao cuidado integral das jovens gerações. A mensagem destaca a importância de conhecer os dramas dos filhos:

Não podemos ser uma Igreja que não chora à vista destes dramas dos seus filhos jovens. Não devemos jamais habituar-nos a isto, porque, quem não sabe chorar, não é mãe” (FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, 2019)

A carta elaborada é de autoria dos membros do Observatório Juventudes PUCRS – Rede Marista, em nome do Ir. Marcelo Bonhemberger, Patrícia Espíndola de Lima Teixeira e Luiz Gustavo Santos Tessaro.

Tópicos em destaque ao cuidado integral das jovens gerações

Em suma, o texto debate sobre a perspectiva adultocêntrica que desconsidera a construção sócio-histórica da juventude. Ou seja, desresponsabiliza a sociedade e coloca o jovem como único responsável por seu adoecimento.

Assim, a mensagem traz algumas possibilidades para oportunizar ambiências cotidianas mais saudáveis, quando as trajetórias carecem de olhar atento, cuidado e comprometimento com a vida e suas vivências em integralidade.

  • Considerar a saúde integral uma riqueza incomparável
  • Promover vida Juvenil em abundância e em compromisso comunitário
  • Com jovens, construir laços promotores e preventivos em saúde
  • Como Maristas, vocacionados ao cuidado com as jovens gerações

Por fim, os integrantes do Observatório Juventudes PUCRS, afirmam que é urgente estar onde se encontram as crianças e jovens de hoje para construir uma nova cultura do cuidado com a vida, em promoção da dignidade de todos.

>>> Acesse a mensagem completa

Todas as Mensagens da Comissão

Se deseja compartilhar suas ideias, reflexões e experiências com a Comissão após a leitura da mensagem sobre o cuidado integral das jovens gerações, escreva para o e-mail [email protected]

Encontre todas as mensagens da Comissão Internacional da Missão Marista aqui.