Se você gosta de acompanhar conteúdos sobre comunicação e negócios, é possível que já tenha ouvido falar sobre storytelling. O termo vem do inglês, como resultado da união de duas palavras: story (história) e telling (contar). Ou seja, é a habilidade de contar, adaptar ou desenvolver histórias que prendem a atenção. Que se conectam com os leitores ou espectadores. Principalmente na esfera emocional. 

Essas técnicas podem servir a diferentes finalidades, seja para narrar histórias de pessoas, na esfera pessoal, seja para apresentar histórias de marcas, de cunho profissional. 

Dando um passo além, o portal Farol 1817 lança um curso com o intuito de mostrar que o uso do storytelling não precisa se limitar ao campo dos redatores, roteiristas e criadores de conteúdo digital. A habilidade de observar e desenvolver etapas narrativas pode ser muito produtiva para gestores, líderes de projetos e pessoas que trabalham com estratégia em geral. 

Formação gratuita

Dessa forma, o curso Storytelling e Estratégia apresenta o tema de planejamento estratégico, contado através da técnica do storytelling. E o melhor: essa é uma formação gratuita e virtual, com emissão de certificado de conclusão.

O conteúdo foi desenvolvido em português com legendas em três idiomas: inglês, espanhol e francês. Assim, mais pessoas podem aproveitar a formação, que tem como proposta situar o aluno como narrador de uma história, principalmente que sua empresa gostaria de contar.

O que você vai aprender

A estrutura do curso fundamenta-se em prólogo, três atos e epílogo – analogamente a uma peça de teatro, alinhada ao próprio conceito de storytelling.  

Em primeiro lugar, a formação aborda o personagem, o ambiente e seu sonho. Isto é, é sobre a empresa, seu contexto e sua missão ou propósito organizacional. Em segundo lugar, vem a jornada do personagem. Ou seja, como realizar um planejamento estratégico para garantir o propósito da empresa na prática. Por fim, o Ato 3 é sobre o final feliz da história. Nesse sentido, o aluno aprenderá como desenvolver indicadores de monitoramento, bem como gerenciar projetos.

Quem são os professores

O curso de Storytelling e Estratégia conta com dois professores: Fernanda Aparecida Xavier Arruda, profissional que atua no segmento de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos, e Rodrigo Alexandre de Melo, integrante da área de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. 

Sem dúvida, é uma combinação de conhecimentos e experiências que tem muito a acrescentar.

>>> Acesse o curso de Storytelling e Estratégia do Farol 1817.