Durante os dias 11 e 14 de março, foi realizado o primeiro módulo do Curso Hermitage 2025. O Curso é organizado pelo Memorial Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul, da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação.

A intenção do curso é tornar conhecido o Patrimônio Histórico, Cultural e Espiritual Marista (PHEM) para o público das diferentes frentes de missão da Província. Além de colaborar para a continuidade da obra e missão Marista idealizada em 1817 por Champagnat e os primeiros Irmãos.

Foram 35 horas de estudos nessa primeira etapa, ministradas pelo Irmão Ivo Strobino, João Fedel (Especialista de IMV) e Maria Cecília Pilla (PUCPR). Além das aulas, os participantes visitaram a Biblioteca do Memorial, para conhecerem livros do acervo do Patrimônio Histórico, Cultural e Espiritual Marista. E estiveram no Memorial Marista, onde puderam ter mais contato com a identidade e história do Instituto.

Conteúdos

Os conteúdos estudados foram:

  • Fundador
  • Contexto histórico
  • Sociedade de Maria
  • Manuscritos do Fundador
  • Cartas do Fundador
  • Biblioteca/Cronologia

Reflexões do I módulo do curso Hermitage 2025

Ir. Ivo StrobinoEntre as reflexões, destaca-se a do Ir. Ivo Antonio Strobino, que possui satisfação e alegria, de ministrar assuntos da história e carisma marista para os novos grupos de colaboradores maristas que se apresentam. “Uma vez que tive ocasião de estudar e compilar uma boa porção de informações nessa área, vejo que é meu dever repassá-las, ajudando nos programas de formação e vivência que o Instituto oferece aos Irmãos, colaboradores e leigos maristas”.

Ministrando informações sobre a vida de Champagnat; as cartas de Champagnat; Champagnat e a Sociedade de Maria, o Irmão achou o grupo muito participativo e interessado, diversificado em termos de áreas onde atuam e de locais de onde vieram.

Maria Cecília PillaA professora da PUCPR, Maria Cecília Pilla, que já havia participado de edições anteriores, diz que estar no grupo é sempre uma oportunidade valiosa, pois reúne pessoas ligadas à rede Marista, mas de diferentes regiões e setores. “São conteúdos que gosto de ministrar e que me fazem rememorar e relacionar o contexto histórico com a vida e obra de Champagnat”, afirmou.

Durante o curso, discorreu sobre o cenário histórico do início da obra do fundador marista, compreendendo o período em que viveu, marcado pela Revolução Francesa, e contextualizando aspectos políticos, sociais e culturais da época.

João FedelAinda, João Fedel, especialista em Identidade e Missão, ministrou aulas sobre  os Manuscritos do Fundador, os escritos atribuídos a são Marcelino Champagnat, muitos dos quais ainda não foram publicados.

Ele explica que esse projeto de formação no Patrimônio Histórico Espiritual Marista tem quase vinte anos e já formou muitos colaboradores e leigos da nossa Província. “É muito gratificante fazer parte dessa história. Acompanho esse projeto há muitos anos e me sinto honrado de poder contribuir com a reflexão e o aprofundamento de temas fundamentais da vida marista”.

Renata Ísis Braga Costa, coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Curitiba, destacou a relevância de conhecer os desafios enfrentados por Champagnat. “Foi muito significativo entender essa parte histórica e desejo levar os valores de simplicidade e humildade para minha missão”, declarou.

Para Felipe Pasquôto de Oliveira, o curso Hermitage contribuiu diretamente para seu discernimento vocacional. “Conhecer as peculiaridades de Champagnat ajudou muito nesse processo. O que levo dessa experiência é o amor que ele tinha por Jesus, além da escuta atenta ao seu tempo e sua maneira de educar”, comentou.

A experiência também trouxe reflexões inesperadas para Bárbara Daiana Gardin, da área de Comunicação e Marketing do Colégio Pio XII de Ponta Grossa (PR). “Tive uma quebra de expectativa ao estudar Champagnat como ser humano. Além disso, seu exemplo de firmeza e ternura em diferentes assuntos é algo que levo comigo”, afirmou.

Já Claudia Hara Hashimoto, coordenadora no Marista de Maringá (PR), ressaltou que um dos momentos mais marcantes foi o aprofundamento sobre a vida e o contexto histórico de Champagnat.

Por fim, Ivan Gomes Veiga, coordenador de Pastoral do Marista Escola Social de Cascavel (PR), enfatizou a importância do curso para compreender o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. “Gostei de aprofundar meus conhecimentos sobre as bases maristas e o funcionamento da organização das escolas. Quero levar para minha missão a experiência da liderança servidora de Champagnat”, concluiu.

Próximos passos

Haverá ainda mais dois módulos do curso Hermitage em 2025. O segundo módulo será de maneira online, entre os dias 24 e 27 de junho. Já o terceiro módulo será presencial, entre os dias 23 e 26 de setembro.