No dia 16 de outubro, aconteceu o primeiro módulo do curso “A proteção das infâncias e das pessoas vulneráveis na Igreja Católica”, baseado na formação de mesmo nome disponível no Farol 1817.
O curso semipresencial é uma iniciativa do Centro Marista de Juventudes (CMJ), localizado na cidade de Itapejara D’Oeste no Paraná, com apoio da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, da Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção e Conselho Tutelar, para fomentar e aprofundar a temática com turmas de variadas atuações. Estão matriculados nesse curso padres, religiosas, religiosos, formandos à Vida Religiosa, leigos e pessoas da sociedade civil em geral.
A saber, serão cinco módulos acompanhados de encontros com estudo de caso no final de cada módulo. Desses, três serão propostas de formação com especialistas de diferentes áreas a partir da mesma temática.
A primeira aula do curso “A proteção das infâncias e das pessoas vulneráveis na Igreja Católica” foi ministrada pelo Pe. Geraldo Macagnan, o qual abordou a temática pela óptica da Igreja Católica, trouxe documentos, normas e diretrizes atuais para dioceses e institutos religiosos.
Este primeiro módulo teve início no dia 16 de outubro, com previsão de término para abril de 2024, com certificação de 15 horas pela PUCPR e 15 horas pelo Farol 1817, totalizando 30 horas.
Essa iniciativa tem como objetivo ajudar e somar com as lideranças eclesiais e da sociedade em geral para saber a quem recorrer quando encontrarem violações de crianças, adolescentes e vulneráveis, aprofundar bibliografia e conhecimentos na área, e a reforçar que a omissão não é o melhor caminho.
O segundo módulo acontecerá a partir de abril de 2024, mantendo a modalidade semipresencial e, novamente, com vagas limitadas, para saber mais sobre o curso e o CMJ envie um e-mail para [email protected] com o assunto “Curso de Proteção as Infâncias”.