Mais de 100 pessoas estão participando da edição 2021 do curso de extensão em Espiritualidade e Patrimônio Marista – l’Hermitage

Em virtude do período pandêmico, neste ano os encontros são virtuais. E reúnem representantes de todas as Províncias do Brasil Marista e de algumas Províncias da Região América Sul. Em síntese, todos com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a espiritualidade Marista.

curso de extensão em Espiritualidade e Patrimônio Marista – L’Hermitage. Estudo aprofundado sobre a espiritualidade Marista

“Num ano em que somos afetados pela pandemia, pela impossibilidade de eventos presenciais, tivemos uma demanda bem grande de participantes. Muitos tinham o desejo de fazer, mas não dispunham de recursos financeiros e disponibilidade para viajar até Curitiba ou Porto Alegre. Agora, com a modalidade online, o curso acontece com a mesma profundidade e qualidade, todavia com uma maior participação de pessoas. Inclusive, de Leigos que não são colaboradores da Instituição, mas têm uma ligação afetiva e carismática com Marcelino Champagnat e os Irmãos Maristas”, explica Angelo Ricordi, especialista do Memorial Marista da PMBCS. 

Ricordi está na coordenação do curso, junto com Gustavo Balbinot e Raquel Pulita. Os três foram delegados para a função por meio da Comissão de Vida Marista, da União Marista do Brasil (UMBRASIL), instituição que promove o curso neste ano.

De acordo com o Ir. Natalino de Souza, secretário executivo da UMBRASIL, a realização do curso de Espiritualidade e Patrimônio Marista é motivo de alegria e gratidão. “É um curso idealizado por muitas mãos, que oferece aos colaboradores e fraternos maristas uma vivência da espiritualidade e da construção da nossa própria missão. Contem sempre com a UMBRASIL para projetos que unam e potencializam os valores promovidos pelo nosso fundador, São Marcelino Champagnat”, destaca.

curso de extensão em Espiritualidade e Patrimônio Marista – L’Hermitage. Módulos e temas abordados

O primeiro módulo foi realizado de 16 a 19 de março. Em seguida, a segunda etapa será de 15 a 18 de junho. Por fim, o último módulo está agendado para os dias 21 a 24 de setembro. 

Ao todo, serão 110 horas de formação, sendo 55 horas de aulas ao vivo e 55 horas de estudo por meio do portal Farol 1817. 

A saber, dez temas são trabalhados: Marcelino Champagnat; primeiros Irmãos; cartas do fundador (ativas e passivas); Sociedade de Maria; contexto histórico, social e religioso; espiritualidade Marista; pedagogia Marista; Instituto Marista e legislação; história Marista no Brasil; e Família Carismática Global. 

Interação entre as Províncias

Para Sara Bianchi, analista de Pastoral no Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto, o curso de extensão em Espiritualidade e Patrimônio Marista tem sido uma experiência de aprendizado maravilhosa. “A forma como as aulas estão organizadas e a mediação dos organizadores nos permitem vivenciar momentos de oração, aprofundamento na história e no carisma. Além de termos espaços de partilha em grupo com maristas do Brasil inteiro, das três Províncias Maristas! Neste curso, tenho me sentido, ainda mais, parte da família Marista”, conta.

Rodrigo Farina

Rodrigo Farina – Colégio Marista de Brasília

O participante Rodrigo Farina, coordenador de Pastoral no Colégio Marista de Brasília, também comentou sobre essa interação. “Fiquei muito feliz ao perceber no L’Hermitage Marista a participação de todas as Províncias do Brasil. Nas partilhas e discussões temáticas, como enriqueceu ver várias formas distintas da missão Marista acontecer. Podemos, assim, experimentar um pouco do anseio de nosso fundador, de querer ‘estar presente em todas as dioceses do mundo’, entendendo cada contexto e cultura, ensinando do jeito de Maria”, afirmou.