Fórum de Identidade, Missão e Vocação apresenta as iniciativas das Frentes de Missão

 

Marcelino Champagnat fez de um sonho a sua missão: tornar Jesus Cristo conhecido e amado, por meio de uma obra evangelizadora e com um poder real de transformação da sociedade. Isso foi há mais de 200 anos, mas até hoje a Missão de Champagnat segue inspirando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), os diferentes negócios (Educação Básica, Ensino Superior, Organização Religiosa, Corporativo e Saúde) ganham o nome de “Frentes de Missão”, afinal entende-se que são os canais pelos quais a Missão segue acontecendo.

Com o intuito de apresentar como cada Frente de Missão atua para que os aspectos de Identidade, Missão e Vocação Marista sejam aplicados para seus públicos, representantes dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação de todas as áreas participaram nesta quinta-feira (8), do 4º Fórum de Identidade, Missão e Vocação. Este é sempre um momento muito esperado, pois apresenta as iniciativas que acontecem nos diferentes negócios para que a missão de Marcelino Champagnat siga fortalecida.

“Acreditamos nessa Missão e não é à toa que sempre no fim do ano, nos reunimos para apresentar como cada Frente de Missão, mantém essa chama acesa. Isso é muito bonito, acreditar no legado que Champagnat deixou para todos nós”, disse o Ir. Miguel Fernandes, diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Presença ilustre

A abertura do Fórum contou com a participação do Ir. Óscar Martín Vicario, Conselheiro-Geral do Instituto Marista, fez uma fala repleta de emoção sobre a “Espiritualidade do Coração”. Segundo ele, falar em espiritualidade do coração não é buscar uma nova forma de rezar, mas sim uma nova forma de viver, onde a espiritualidade nos enche de alegria, energia e, acima de tudo, unifica, inclui e está em nossos corações”, enfatizou.

Balanço das Frentes de Missão

Após a fala inspiradora do Irmão Oscar, foi a vez dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação, apresentarem alguns destaques de ações desenvolvidas em 2022. Confira:

  • Educação Básica:

Os Colégios, Escolas Sociais e Escolas Champagnat hoje vivenciam dentro do currículo escolar uma Escola em Pastoral, que proporciona além das atividades pastorais, uma experiência que humaniza, evangeliza e torna alunos, colaboradores e famílias pertencentes da Missão Marista. Além disso, nas 36 unidades com alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, são quase 4 mil alunos participando da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Hoje, os encontros da PJM possuem Trilhas, com roteiros de encontro focados, principalmente, em Vocação. Em 2022, a Educação Básica também conseguiu transmitir a essência do que é ser Marista em campanhas institucionais em algumas campanhas. Veja:

  • PUCPR

Já a PUCPR apresentou como destaque de 2022 o projeto de reformulação e ampliação do NIMV, visando qualificar a sua percepção e atuação frente a situações complexas. Essa reformulação está dividida pelos eixos de acesso: Permanência e bem-estar, Direitos humanos, Extensão universitária, Projeto de vida e vocação, Sustentabilidade e ecologia integral  e Inteligência identitária

Já para 2023, o projeto de Pastoralidade Diaconal foi o escolhido como destaque. “Temos várias ações relacionadas com o pacto educativo global e economia de Francisco, por exemplo. A igreja está em vários movimentos e a PUC está super conectada”, destacou Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Identidade, Missão e Extensão.

  • Católica

A Universidade Católica de Santa Catarina celebrou que dos 12 indicadores estabelecidos para o acompanhamento das ações de Identidade, Missão e Vocação na Universidade, 75% atingiram seus objetivos ou ultrapassaram as metas estabelecidas. O grande destaque foi para o Projeto de Vida, que visa ajudar o aluno a construir a ponte entre quem ele é e quem ele quer ser. Em 2022, o projeto teve um foco principal em auxiliar acadêmicos e estudantes de escolas públicas a como melhor planejarem suas vidas, promovendo reflexões acerca da vocação. Com este trabalho, quase 550 jovens foram impactados.

 

  • Corporativo do Grupo Marista

Em 2022, o destaque do NIMV do Grupo Marista foi o projeto Vamos de Kombi, que proporciona aos colaboradores uma imersão na Missão Marista através de visitas – que acontecem por meio de uma Kombi – nas unidades do Marista Escolas Sociais, uma vez que a atuação das Escolas Sociais, dentro de comunidades em situação de vulnerabilidade social, exemplificam muito bem o que Champagnat nos deixou de legado: evangelizar, por meio de uma educação transformadora, principalmente à favor dos mais empobrecidos. Neste ano, 101 colaboradores do corporativo participaram do projeto, que percorreu quase 300 quilômetros na visita de cinco escolas sociais. Para 2023, está previsto a criação de um jogo de RPG para que colaboradores aprendam de uma maneira divertida mais sobre a vocação religiosa marista.

  • Saúde

Depois de dois anos afastados por conta da pandemia, 2022 marcou o retorno dos voluntários nos hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru. São 388 voluntários cadastrados que em conjunto com a equipe de Pastoral, levam alegria e esperança para colaboradores, pacientes e famílias. Inspirados pelo projeto Vamos de Kombi do Corporativo do Grupo Marista, os hospitais devem lançar em 2023 o projeto Vamos de Ambulância. A ideia é trazer estudantes que participam da PJM para conhecer os hospitais, o impacto das atividades pastorais para a melhora dos quadros dos pacientes, inspirar novos voluntários e, também, promover bate-papos de conscientização sobre acidentes, uma vez que o Hospital Universitário Cajuru é referência em atendimento de traumas.

  • FTD

Por ter uma atuação nacional, a FTD Educação tem conseguido fortalecer o Carisma e a Missão Marista sendo ponte entre o Marista e mais de 200 outras congregações através do Integra Confessionais, projeto que cria produtos e materiais focados em escolas confessionais. Deste modo, a missão de uma educação evangelizadora, que é a base da essência marista, segue impactando meninos e meninas em todo o Brasil.