Anualmente, no dia 5 de setembro, celebra-se o Dia da Amazônia. A saber: a data remete a um momento histórico: a criação da Província do Amazonas, por D. Pedro II, em 1850.
No entanto, principalmente nos últimos anos, mais do que apreciar as riquezas deste bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta, este certamente tem sido um dia de alerta. Em síntese, de chamar a atenção para o desmatamento, da situação da população e da necessidade de respeito e preservação.
Farol de Esperança sobre o futuro da Amazônia
A fim de celebrar a data comemorativa mas de forma alerta, a próxima edição do Painel Farol de Esperança traz o tema “O futuro da Amazônia: impactos sociais, eclesiais, políticos e ambientais”. O objetivo é aprofundar a discussão sobre as provocações mais amplas despertadas pelo Sínodo para a Amazônia.
A conversa sobre as tendências para essa região será assessorada pelos seguintes convidados:
- Moema Miranda – assessora da Comissão Episcopal e Pastoral Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM/CNBB) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM);
- Joaquim Alberto A. Silva – Educador e Pastoralista da União Brasileira de Educação Católica;
- Dom Flavio Giovenale – Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul;
- Paulo Quermes – Assessor da União Marista do Brasil.
Anote na sua agenda: o evento virtual está marcado para o dia 10 de setembro (quinta-feira), às 17h. Será transmitido pelo canal do Youtube do Farol 1817. Trata-se de uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul, do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e da Escola de Humanidades da PUCPR.
Solidariedade para a Amazônia
Anteriormente, a programação do Farol de Esperança já abordou o assunto da Amazônia e a importância da solidariedade, no último dia 30 de julho. Se você perdeu, assista agora ao vídeo com as falas de Dom Cláudio Hummes (Arcebispo Emérito de São Paulo); Ernesto Lázaro Sienna (coordenador do curso de Teologia da PUCPR) e os Irmãos Sebastião Ferrarini e João Gutemberg (missionários na região).
A Amazônia precisa de você
Desde maio, também estamos colaborando na divulgação da campanha “A Amazônia precisa de você”, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), com apoio da CNBB, CRB, Cáritas Brasileira e PMBCS.
A Igreja clama por compaixão e, sobretudo, por ações concretas para ajudar os povos da floresta e populações urbanas periféricas, pessoas que foram muito afetadas pelos efeitos da crise da Covid-19. E que, em seu dia a dia, já precisam lidar com falta de saneamento básico, condições precárias de moradia, alimentação, emprego e saúde.