gestos-humildes-simples-familia

Dia da Família relembra “gestos humildes e simples”

A cada ano um tema permeia as seis campanhas institucionais trabalhadas na Província Marista Brasil Centro-Sul (Páscoa, Dia da Família, Dia de São Marcelino Champagnat, Dia do Marista, Dia do Educador e Natal). Em 2017, trabalhou-se com o tema dos 200 anos do Instituto Marista; para 2018, a temática escolhida foi o apelo do Capítulo Geral.

Em 2019, as campanhas abordam o viés do Rosto Mariano da Igreja, com foco em serviço. Para a Igreja e para o Instituto Marista, Maria é entendida como a que está sempre a serviço. Marcelino Champagnat mencionava essa questão: pedia para que os Irmãos fossem como Maria, sempre olhando para o outro, a seu serviço em primeiro lugar.

Dia da Família relembra “gestos humildes e simples”

Para a campanha do Dia da Família, trazemos uma das reflexões que o Papa Francisco fez durante o IX Encontro Mundial das Famílias, em Dublin (Irlanda), em agosto de 2018. O Santo Padre disse: “gestos humildes e simples de perdão, renovados dia a dia, são o fundamento sobre o qual se constrói uma vida familiar cristã sólida. Obrigam-nos a superar o orgulho, o isolamento e o embaraço, e a fazer paz”.

Para a peça adaptamos a frase, conservando seu sentido central:

“Gestos humildes e simples
são o fundamento sobre o qual se constrói a vida”.

Nós, Maristas de Champagnat, acreditamos nos laços afetivos construídos pela família, e que juntos conseguiremos contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens.

Desenvolvimento da campanha

Se elas são as verdadeiras interlocutoras da Missão e a esperança num mundo turbulento, direcionar o olhar para nossos gestos no ambiente familiar é imprescindível. Por isso, na campanha do Dia da Família, o foco está na criança. A cena em destaque é algo que todos nós passamos em algum momento da vida: aprender a amarrar os calçados. Uma situação do cotidiano, mas que remete à gentileza e à simplicidade. Por meio deste gesto a campanha quer demonstrar o cuidado e o afeto.

Para a criação da peça, o fotógrafo João Borges, colaborador da PMBCS, foi até Almirante Tamandaré, no Centro Social Marista Ecológica. Lá, fotografou a educanda Gabriela Chamberlain da Silva, que está no centro da foto.

Na intervenção do ilustrador Caio Beltrão, os desenhos mostram o que transcende o aprendizado: os laços familiares que são criados, o momento de união e a alegria do personagem por fazer parte desse momento.

Ficha técnica:

Coordenação: equipe de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS (Carmem Murara, Elinéia Denis Ávila, Karina Kanashiro e Raquel Leite).

Fotografia: João Borges.

Ilustração: Caio Beltrão.

Direção de arte, diagramação e edição de foto: Diego José Teider.

Diagramação e desdobramento de layout: Deborah Naomi Kosaka.

Casting: Gabriela Chamberlain da Silva, educanda do Centro Educacional Marista Ecológica.