Neste domingo, 10 de maio de 2020, celebraremos o Dia das Mães. Uma data que certamente ficará marcada na memória, não só devido à pandemia do coronavírus, mas também pelas novas maneiras de se fazer presente para as pessoas que amamos.

A fim de promover uma reflexão sobre esta data e seus novos significados, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, escreveu uma mensagem especial. Ele nos convida a revisitar sentimentos e nos inspirar no Mês de Maria, a partir do exemplo da Boa Mãe.

Seja como for, mesmo que não seja possível estar junto fisicamente, que mães e filhos possam vivenciar todo o seu amor.

Mensagem do Superior Provincial

Em maio, o desabrochar das flores com a primavera (europeia) manifesta com originalidade a beleza, o milagre da vida. A tradição católica escolheu esse período do ano para venerar com especial devoção Maria, a Santa Mãe de Deus.

Em tempos de isolamento e distanciamento social, o Dia das Mães de 2020 será diferente de tudo o que já vimos em termos de celebração e de encontro familiar com os emocionantes abraços e beijos de reconhecimento, carinho e amor. Não precisaremos comprar, levar ou entregar presentes. O maior e o melhor presente será a demonstração do afeto e da prece pelo dom da existência de uma pessoa tão imprescindível em nossas vidas.

Mãe, palavra pequena, mas de significado muito grande e infinito! É pelos detalhes e incontáveis gestos de carinho que sentimos e experimentamos o valor, o sabor, o calor, o amor de se ter mãe e de conhecer a maternidade, a partir da realidade mesma de que todos somos filhos de alguém muito especial. 

A diferença é você, MÃE, que põe coração em tudo o que faz. Daí nossa casa, nossas comunidades, nossos colégios, escolas, unidades sociais e universidades serem lugares tão acolhedores e cheios de vida!

Nesse dia e sempre, homenageamos as nossas queridas mães – vivas e falecidas, desejando-lhes as bênçãos do Alto e a especial proteção de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa terna e Boa Mãe, Maria.

Ir. Benê Oliveira, fms
Superior Provincial da PMBCS

 

Mãe

São três letras apenas
As desse nome bendito.
Também o céu tem três letras…
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse,
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus,
Que és do tamanho do céu
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana (1906-1994)
Escritor e poeta gaúcho