Quantos ensinamentos cabem em uma história? E se for uma história com mais de 200 anos, que segue sendo celebrada até os dias de hoje? Assim é a trajetória de São Marcelino Champagnat, que inspira gerações. Com o intuito de recordar aspectos importantes da vida e da espiritualidade de nosso fundador, as Províncias da Região América Sul compartilham um conjunto de artes que fornece pistas para muitas reflexões para o Dia de Champagnat (6 de junho)

Quantos significados você consegue identificar a partir dos elementos da ilustração elaborada especialmente para essa data especial?

Como vemos nossa missão

Em primeiro lugar, podemos falar sobre o espírito de família que une os Maristas, leigos e leigas, jovens, colaboradores, voluntários e demais apoiadores da obra Marista. Todos juntos formando uma Família Global que compartilha do mesmo propósito missionário. E da mesma espiritualidade, viva e dinâmica. 

Dessa forma, na imagem, Marcelino Champagnat não está sozinho. Encontra-se cercado por pessoas de diferentes estilos e gerações. Assim, vemos uma representação de Marcelino em sua face agregadora, que sabia que era preciso unir mais gente em prol da grande missão que tinha pela frente. 

Em segundo lugar, a cor verde que envolve a figura de Marcelino, ao centro, remete à esperança que ele trazia de mudar o mundo. Para que não nos esqueçamos de manter a esperança em nossas ações. Além disso, o sopro de azul presente no cenário faz a conexão com a identidade Marista. Com a cor que nos representa. Com o jeito de ser Marista que está sempre no pano de fundo de nossos objetivos e realizações.

Por fim, a simplicidade do traço dá espaço para que possamos preencher o desenho de significado. A partir de nossos próprios olhares, referências e vivências. 

Por exemplo, um aspecto a ser considerado é que a obra Marista é um sonho inacabado. E aqui, é importante que se diga, inacabado não por falta de vontade ou de trabalho. Pelo contrário, o crescimento da obra Marista é fruto de muito empenho e dedicação. Mas é inacabado porque, assim como o Padre Champagnat não se conformava com as injustiças que acometiam as crianças e os jovens de sua época, nós também seguimos instigados pelos desafios que o mundo atual apresenta. Por aqueles que estão à margem. Pelas possibilidades que a tecnologia traz para a educação. Pela relevância de se falar do amor de Jesus em meio a uma gama incalculável de estímulos e descobertas.

E você, o que enxerga nessa arte comemorativa?

O que o Dia de Champagnat marca

Marcelino José Bento Champagnat nasceu em 20 de maio de 1789, em Rosey, na França. Foi presbítero da Sociedade de Maria e fundador do Instituto dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas das Escolas (FMS). 

Nasceu no ano da Revolução Francesa. Por isso, viveu em uma época conturbada, em consequência dos graves conflitos políticos. Mesmo assim, concebeu o projeto de fundar um Instituto de Irmãos, que se dedicassem à educação. Bem como à formação religiosa das crianças e dos jovens. Maria, a quem chamava de Boa Mãe, foi seu maior modelo no seguimento de Jesus Cristo. 

Nosso fundador faleceu no dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos. E essa data ficou conhecida como o Dia de Champagnat. Posteriormente, em 18 de abril de 1999, foi canonizado pelo Papa João Paulo II. 

Leia também

>>> São Marcelino Champagnat: amigo das crianças e dos jovens (reflexão do Ir. Lauro Daros)

>>> Seis frases de São Marcelino Champagnat que nos inspiram a segui-lo