No dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Ou seja, mais que a memória de uma figura de santidade, essa é uma oportunidade para recordar uma grande verdade de fé. 

Virgem Maria é considerada isenta do pecado original. Assim como o Anjo Gabriel falou durante a Anunciação, a Mãe de Deus é “cheia de graça”. Já era antes mesmo de abrigar o Cristo em seu ventre. E continuou sendo após dar à luz e Jesus vir ao mundo. 

Por isso, a passagem do Evangelho de Lucas vem em destaque na campanha institucional que divulgamos nesta data. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Verdade de fé

Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Maria no dia 8 de dezembro de 1854. 

Anos depois, em 25 de março de 1858, a Boa Mãe apareceu para uma menina chamada Bernadette, em Lourdes, na França. E lhe confirmou: Eu sou a Imaculada Conceição.

O que podemos aprender com a Imaculada Conceição

Amor materno, paciência, obediência, oração, doçura, fé viva… Essas são algumas das virtudes de Maria. Características que podemos observar em sua história e em seu jeito de atender ao chamado que Deus lhe fez. E que também fundamentam nossa identidade espiritual Marista.

Certamente, olhar para essa trajetória repleta de amor, apesar de todos os desafios enfrentados, nos motiva a crer e confiar. Além disso, nos inspira a seguir seus passos e nos aproximar cada vez mais do caminho de Cristo.

>> Leia também: A força da intercessão de Maria: 2 orações para pedir graças à Boa Mãe