Na data de 19 de março, celebramos o Dia de São José. Homem que escuta, que aceita e confia no plano de Deus para sua vida e sua família.

Como patrono do Instituto Marista, São José nos inspira a viver uma vida simples, porém repleta de significado e espírito de família. A partir de sua história, podemos perceber a importância da presença e de seus ensinamentos de humildade. Sobretudo durante a gestação de Maria e as fases de infância e adolescência de Jesus.

Por isso, em 2021, os Maristas de Champagnat são convidados a revisitar o exemplo de cuidado, fé e trabalho de José. E a olhar para o serviço de ser tutor de alguém como um compromisso de amor

Nesse sentido, podemos levar essa reflexão tanto para nossos lares, na relação entre pais e filhos, quanto para a missão evangelizadora e educativa que os Maristas desempenham nas escolas e obras sociais.

José, homem sábio e santo

Ao final da Audiência Geral do dia 17 de março de 2021, o Papa Francisco falou sobre a proximidade da Solenidade de São José. E o descreveu como um grande santo. “Sejam sábios como ele, prontos para compreender e colocar em prática o Evangelho”, aconselhou o Pontífice.

“Na vida, no trabalho, na família, nos momentos de alegria e tristeza São José procurou e amou constantemente o Senhor, merecendo o elogio das Escrituras como um homem justo e sábio. Invocá-lo sempre, especialmente nos momentos difíceis que vocês possam encontrar. A todos a minha bênção”, destacou o Papa.