Amor ao trabalho: este é o valor Marista destacado pela campanha que celebra o dia 19 de março, Dia de São José. Em 2019, a Província Marista Brasil Centro-Sul recorre ao exemplo do patrono do Instituto Marista para relembrar a importância do comprometimento em todas as suas ações. 

Papa Francisco afirma que: “Em São José vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão”. Por isso, a PMBCS aproveita a data para dar graças pelo trabalho realizado por todos aqueles que contribuem para a concretização diária do sonho de Champagnat, nos mais variados projetos e papéis, nas diferentes vocações envolvidas.

Nesse sentido, vale lembrar que, no jeito Marista de ser, o amor ao trabalho é demonstrado pela dedicação e pela responsabilidade na realização das atividades, pela maneira transparente e construtiva de expressar opiniões e pela busca contínua de melhoria em tudo que se faz.

São José, rogai por nós

Considerando o momento atual, de atenção para evitar a propagação do coronavírus, a PMBCS compartilha também a mensagem do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial, para este dia.

Com toda a Igreja e em sintonia com o Papa Francisco, peçamos a Deus por intercessão de São José:  “Senhor, detenha com a Tua Mão essa epidemia da humanidade”. Igualmente, com ele: “Confiemos a Itália e o mundo à proteção da Mãe de Deus – sinal de salvação e esperança”.

Nunca a máxima do XXII CG foi tão inspirada e programática no apelo que nos propôs: “Transforma-nos, Jesus, e envia-nos […] – farol de esperança neste mundo turbulento, a ser o rosto e as mãos da terna misericórdia de Deus”, agora, com toda a humanidade afetada pela pandemia do Covid-19.

Imagem de São José

São José, por Timothy Schmalz

Um homem que confiou nos planos de Deus

São José era um homem simples, que vivia do ofício de carpinteiro e procurava fazer sempre o seu melhor. Com cuidado e carinho, formou uma família com Maria e se empenhou com alegria na educação de Jesus Cristo. 

Ele é citado nos evangelhos de Mateus e Lucas. Coube a ele zelar pela vida da família, escondendo-a no Egito, durante a perseguição de Herodes, e depois sustentando-a no vilarejo de Nazaré. 

José é um homem que carrega sobre seus ombros as promessas de descendência, de herança, de paternidade, de filiação e de estabilidade. Este homem sonhador foi capaz de aceitar esta tarefa difícil e de confiar plenamente nos planos de Deus para sua vida.

Patrono do Instituto Marista

Em virtude dessas características, São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, reconhecido por ser sinal de fortaleza e ternura. E padroeiro da Igreja Universal. Desse modo, o esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria também foi escolhido por Marcelino Champagnat como o Patrono da missão Marista no mundo

Que seu amor fraterno e sua humildade sigam inspirando os Maristas em suas vocações e na missão que desempenham por meio de seu trabalho.