Em comemoração ao Dia de São Marcelino Champagnat, Irmãos, Leigos e Leigas, colaboradores, jovens e convidados se reuniram na manhã de hoje (06/06) na Paróquia Universitária Jesus Mestre, localizada na PUCPR, para uma celebração eucarística que homenageou a vida e o legado do Padre Champagnat.

Na missa foram lembrados alguns ensinamentos do fundador do Instituto Marista, como: a felicidade do encontro com o outro; o amor como centro da missão cristã; o amor à Educação; a atenção àqueles que mais necessitam e seu exemplo de doação de vida. Também ficou um convite a todos os presentes: “Sob inspiração e proteção da Boa Mãe Maria, com fé e confiança em Deus, Marcelino caminha conosco! Que sejamos capazes de recriar seu sonho neste momento da história que nos cabe viver”.

Cartas

As comemorações do Dia de São Marcelino tiveram início em 20 de maio, data de nascimento do Padre. Nesse dia, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) lançou a campanha Cartas de Marcelino. A partir de um hotsite, qualquer pessoa pode encaminhar, para alguém de sua escolha, mensagens escritas há mais de 200 anos por Marcelino Champagnat. 

Homenagens

Para a semana de celebrações em memória de São Marcelino, Ir. Ernesto Sánchez, Superior-geral, escreveu uma mensagem ressaltando as virtudes da humildade e da simplicidade, bem como o estilo próximo e acolhedor do fundador do Instituto. Clique aqui para ler a mensagem completa, que também traz reflexões sobre ensinamentos de Maria.

Ir. Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, destacou a atualidade do Carisma Marista e relembrou algumas características do Padre Marcelino, chamando a atenção para a construção de uma espiritualidade do coração. Leia a mensagem completa na página do Facebook da Província.

Já a Província da América Central, produziu um vídeo editado pelo Irmão Hipólito Pérez, que apresentou fotos da presença do Carisma Marista em diferentes lugares, uma forma de agradecimento pelos 3.000 Irmãos Maristas que atuam no mundo, em mais de 80 países.

São Marcelino de Champagnat

Marcelino José Bento Champagnat nasceu em 20 de maio de 1789, em Rosey, na França. Foi presbítero da Sociedade de Maria e Fundador do Instituto dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas das Escolas (FMS). Por ter nascido no ano da Revolução Francesa, viveu em uma época conturbada, devido aos graves conflitos políticos. Sensibilizado pelas necessidades pastorais do seu tempo, concebeu o projeto de fundar um Instituto de Irmãos, que se dedicassem à educação e à formação religiosa das crianças e dos jovens. Maria, a quem chamava de Boa Mãe, foi seu maior modelo no seguimento de Jesus Cristo. São Marcelino foi canonizado em 18 de abril de 1999, pelo Papa João Paulo II. Saiba mais sobre sua obra e cronologia de parte de sua vida.

Oração do dia

“Ó Pai Santo, que revelastes pelo vosso Filho Unigênito o mandamento da nova lei e nos destes no presbítero São Marcelino um admirável exemplo de sua observância, concedei que, fiéis aos seus ensinamentos, amemos de coração os irmãos e levemos o mundo ao conhecimento da verdade de Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém”.