Marcelino Champagnat nos faz pensar sobre a educação como uma obra de amor. Em suas cartas e relatos biográficos, o amor é apresentado de várias formas. 

Conforme expõe seu biógrafo, o Irmão João Batista Furet: “Para bem educar as crianças, é preciso amar e amá-las de igual maneira. Ora, amar as crianças para um educador, é devotar-se inteiramente a sua instrução. É jamais esquecer de que eles são fracos e consequentemente eles têm necessidade de serem tratados com bondade e instruídos com paciência”.

Mas esse amor é concreto. E Marcelino Champagnat buscava, acima de tudo, ser um mestre pelo exemplo, com solicitude, cuidado e dedicação na convivência com seus alunos. Afinal, ele afirmava que “a educação é, sobretudo, o fruto do bom exemplo”.

Dia do Educador Marista

Por isso, em 2020, essa premissa inspira a campanha desenvolvida pela Província Marista Brasil Centro-Sul para celebrar o Dia do Educador Marista

Para completar a peça, foi escolhida a obra do artista costarriquenho Jiménez Deredia. A escultura de São Marcelino Champagnat rodeado de crianças está no Vaticano. 

Em entrevista ao Instituto Marista, Deredia contou qual foi a inspiração para criar a obra. “Acredito que São Marcelino amou as pessoas de diferentes maneiras, com suas fraquezas e seus limites. Agiu da mesma maneira para com as crianças. Eu deveria traduzir esse aspecto humano através do viés das crianças. Meu grande desafio era não fazer uma obra retórica: uma obra que descreveria os elementos anedóticos do santo; mas, que revelaria sua alma, isto é, o sentimento profundo que o conduzia a amar as crianças. Isso correspondia à concepção que Marcelino tinha de um mundo simples. Afastar as coisas superficiais para ir em busca da verdade”. 

O exemplo, o amor e a verdade 

Essas reflexões nos conectam aos dias atuais e, neste 15 de outubro, nos fazem pensar no papel dos educadores – principalmente em tempos que essa atuação é tão essencial na construção de uma sociedade melhor. 

Somos gratos pela missão que todos esses profissionais desempenham. Em especial, àqueles que a exercem a exemplo de Champagnat, que há mais de 200 anos inspira Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores para um trabalho em prol da educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens.

Mensagem do Superior Provincial

Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, escreveu uma mensagem para a data, a fim de agradecer e destacar os esforços dos professores, sobretudo durante a pandemia. Para ele, os educadores maristas estão superando os limites institucionais, as paredes e muros escolares. E certamente estão viabilizando aulas e atividades remotas com muita criatividade e entrega.  

“Tem sido para mim emocionante, edificante e bonito ver os professores vencerem os desafios da pandemia e reinventarem a educação, o ensino, a aprendizagem, a escola marista. Vocês estão afastados das escolas, mas não da identidade e missão de uma escola e educação maristas, pois continuam contribuindo sobremaneira com a aprendizagem e o desenvolvimento integral das nossas crianças, adolescentes e jovens, cf. o ideário educativo marista”, afirma.

>>> Leia aqui a mensagem completa do Ir. Benê

Painel Dia do Educador Live sobre o Dia do Educador

O Painel Farol de Esperança também terá uma edição especial dedicada aos educadores, com homenagens e agradecimentos pela força e resiliência demonstradas nos tempos difíceis que temos vivido.

Painel – Dia do Educador Marista
Data e horário: 15/10, às 10h
Onde: canal do Farol 1817 no Youtube

A saber, os convidados para essa conversa são: Antonio Rios, superintendente do Grupo Marista; Elísio Alcântara Neto, superintendente da Província Marista Brasil Centro-Norte; e Rogério Anele, superintendente dos colégios e unidades sociais da Província Marista Brasil Sul-Amazônica. A mediação será feita por Michelle Jordão, assessora de educação da área de Missão e Gestão da Umbrasil.