No dia 15 de agosto, celebramos a Assunção de Maria, a mãe de Jesus, nossa Boa Mãe. Ou seja, o momento em que Nossa Senhora foi levada de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus, quando completou sua vida terrestre e adentrou na vida eterna. É por isso que nesta data também celebramos o Dia do Marista. Um marco de esperança e confiança na continuidade da obra iniciada por Marcelino Champagnat, do jeito de Maria. 

“Como Maristas de Champagnat renovamos nesse dia o nosso compromisso de ser o Rosto Mariano da Igreja em nossos relacionamentos, nas comunidades, frentes apostólicas, obras e junto aos destinatários da missão por meio do exercício de uma liderança profética e servidora, destaca Ir. Benê Oliveira, nosso Superior Provincial.

Assunção de Maria - Dia do Marista

Viver do jeito de Maria implica em, primeiramente, confiar nos caminhos que Deus nos apresenta. E responder aos seus chamados. Sempre com respeito, amor e simplicidade. “Assim queridos e queridas Maristas de Champagnat, se quisermos conhecer Maria, poderemos nos dirigir aos teólogos, mas se quisermos amar Maria, deveremos aprender com o povo de Deus, simples e humilde”. De acordo com o Irmão, essa é a grande mensagem de esperança para nossas vidas. Bem como para o exercício de nossa missão.

Mensagem do Superior Provincial para o Dia do Marista

Em seguida, assista à mensagem do Ir. Benê Oliveira sobre os ensinamentos que esta data nos desperta. Sobretudo em relação ao valor da humildade, uma das características mais marcantes de Nossa Senhora. E, consequentemente, também um importante valor marista, em nossas atividades cotidianas.

>>> Acesse o texto da mensagem do Ir. Benê na íntegra (pdf).

O Ir. Vanderlei Siqueira, presidente do Grupo Marista, também compartilha conosco um recado para o Dia do Marista. Principalmente, ao recordar aspectos da personalidade de São Marcelino. Assista aqui.

Celebrações do Dia do Marista

Em 2022, em Curitiba, a programação do Dia do Marista começou com uma Celebração Eucarística realizada pela manhã, na Paróquia Universitária Jesus Mestre, nas dependências da PUCPR. Sem dúvida, um momento de encontro e de fortalecimento da espiritualidade. 

Na parte da tarde, das 17h às 17h30, uma Live Celebrativa reunirá representantes de todas as Frentes de Missão, de diversas cidades de nossa Província. Clique aqui para assistir, no canal do Youtube da PMBCS.

Finalmente, no período da noite, Maristas de Champagnat vivenciarão o #MinutoMarista em suas casas, junto de familiares.