Entre os dias 20 e 24 de junho a Comissão Internacional do Patrimônio Espiritual Marista esteve reunida presencialmente na Casa Geral, em Roma, depois de dois anos realizando reuniões virtuais, com o objetivo de animar e fomentar o patrimônio espiritual, histórico e cultural Marista nos diferentes espaços do Instituto.

Atualmente, a Comissão é coordenada pelo Ir. Antônio Ramalho (Brasil), ex-Conselheiro Geral e atual Conselheiro da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), com a contribuição do Ir. Angel Medina (Roma), Diretor da Secretaria Irmãos Hoje. O grupo é multicultural, multifuncional e global. É formado pelos Irmãos André Lanfrey (França), Michael Green (Austrália), Patricio Pino (Chile), Guilhermo Villareal (México), Colin Chalmers (Escócia), Vincent de Paul Kouassi (Nairobi), Omar Jacobo (Guatemala) e Rafael Ferreira (Brasil). Entre os Leigos estão Dorotea Cinanni (Itália), atual Arquivista do Instituto e Dyogenes Philippsen (Brasil), Diretor Memorial Marista e integrante do Comitê Gestor da Rede de Centros de Memória da Região América Sul.

 

Nesse encontro, os pontos discutidos foram:

– uma visão geral das iniciativas e estruturas do Patrimônio Espiritual Marista (PEM) em algumas Províncias e Regiões;

– ações de desenvolvimento para nova geração de pesquisadores do PEM em forma de curso ou seminários;

– novo volume da coleção FMS Studia;

– avanços da causa dos santos e ecos da Conferência Geral, com a presença do Ir. João do Prado

– a digitalização dos antigos Cadernos Maristas e futuras edições com novos recursos;

 

Contribuição da PMBCS

De acordo com Dyogenes, o trabalho realizado com os Cadernos Maristas foi uma importante contribuição da PMBCS para o Instituto. A bibliotecária Maria Palicz, da equipe do Memorial Marista digitalizou e restaurou para edição eletrônica os Cadernos Maristas da edição 01 (1990) até 19 em espanhol, inglês, francês e português, incluindo-se de 01 até 39 (2021) a produção das fichas catalográficas e registo ISSN.

Segundo Dyogenes, desde a sua origem, os Cadernos se caracterizam como uma obra colaborativa, de muitos autores, que avançaram em suas investigações, possibilitando a expansão e organização da memória marista para as gerações atuais e futuras. “O material é um dos canais mais importantes de divulgação da cultura, história e patrimônio espiritual marista”, afirma.

 

Participação do Ir. Ernesto Sánchez

O encontro contou com a presença do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, que destacou a importância do trabalho realizado nos 20 anos dessa Comissão e demonstrou particular gratidão aos membros que há muitos anos tem se dedicado ao trabalho com o PEM. O Superior Geral reconhece do desafio da investigação e estudo do patrimônio e reconhece-o como uma maneira de atualizar e iluminar o caminho do Instituto hoje.

 

Desafios e próximos passos

O encontro foi bastante produtivo para os participantes da Comissão, porém eles reconhecem que ainda há muito trabalho pela frente. De acordo com Dyogenes, a organização de acervos, novas linhas de investigação históricas e introdução elementos do patrimônio nos processos formativos do Instituto são os principais desafios. Esses são alguns dos tópicos que estão na pauta dos membros da Comissão para os próximos anos.