Missão Solidária MaristaDepois de compartilhar as histórias vocacionais de alguns Irmãos da PMBCS e suas mensagens aos jovens e colaboradores da área de Animação Vocacional, trazemos o olhar de pessoas que trabalham diretamente com os religiosos na nossa Província. O que será que mais chama a atenção nessa convivência? 

Com esse conteúdo, se encerra a etapa da campanha Prioridades do Triênio que desenvolveu o tema “Cultura, animação vocacional e vida consagrada”.

Missão compartilhada com os Irmãos

“Trabalhar com os Irmãos é uma graça, uma benção”. Essa é a opinião de Edgar José Zamboni, educador no Centro Social Marista de Joaçaba (SC), que compartilha uma missão com os Irmãos Maristas há 23 anos, em ações do segmento de Animação Vocacional.

Educador Edgar Zamboni

“Em toda a minha trajetória no Marista, sempre estive trabalhando com projetos voltados à Animação Vocacional na unidade do Vida Feliz de Joaçaba. Dentro desta área, realizamos trabalho nas escolas públicas parceiras, com o intuito de auxiliar os adolescentes e jovens, de 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, refletirem sobre valores humanos e cristãos na perspectiva de construir o projeto de vida pessoal. Além de encontros vocacionais na unidade para meninos e meninas interessados na vida religiosa”, informa o educador.

Sonho que se sonha junto

“​Eu fui formando Marista. Acabei saindo, mas durante o tempo que estive ‘fora’ o desejo de retornar com os Maristas nunca saiu da minha mente, pois eu aprendi a gostar e me identifiquei com o carisma e o sonho de Champagnat. Esse sonho, a história de nosso fundador, o carisma marista, tudo isso me encanta. E com o convite e a contratação para trabalhar junto com os Irmãos, foi a realização do meu sonho. Assim, essa ideia não só se manteve, como vai me desafiando a cada dia ser mais e melhor em prol dos nossos adolescentes e jovens atendidos. Gratidão acredito que é a palavra chave e que resume a minha vida com os Irmãos Maristas”, conta Edgar. 

Residência São JoséParte da família

Para Vera Lucia Bianco Popovirz, administradora da Residência São José, em São José dos Pinhais (PR), certamente o sentimento de família é evidente. “Estar com os Irmãos é maravilhoso, a minha convivência com eles é de muito respeito e carinho. Vivemos como uma família. O meu trabalho é zelar pelo bem estar e a felicidade desses Irmãos. Sou muito feliz ao lado deles”, ressalta.

Exemplos para toda a vida

Educador Edgar ZamboniSobre os ensinamentos que emergem dessa convivência, Edgar diz que aprendeu muitas coisas boas com os vários Irmãos Maristas que teve a oportunidade de conviver e atuar junto. Cada um com suas características e jeitos próprios de ser e de viver. “Cito: a alegria, o espírito de família, o amor ao trabalho, o cativar, a oração, a presença junto aos jovens. Sem dúvida nenhuma, sou muito grato a essas experiências vividas com os Irmãos. Graças a essas vivências, posso dizer que sou o que sou hoje, no profissional e pessoal. Aprendizados que me ajudam e continuo colocando em prática no dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com os meus familiares. Sempre gostei de trabalhar com adolescentes e jovens. E com a convivência com os Irmãos, isso fortaleceu ainda mais o desejo de continuar nesta profissão/vocação”.

“O meu melhor aprendizado, nestes 16 anos de convivência Marista, é viver com simplicidade, honestidade e muito amor ao nosso próximo. E que devemos ser sempre muito verdadeiros, só assim seremos mais felizes”, conclui Vera.