Mais que uma palavra bonita, a solidariedade é um valor essencial no dia a dia dos Maristas. Essa disposição para servir e atuar em favor do bem comum faz parte do jeito Marista de ser.
Durante a pandemia foi preciso reinventar as formas de atuação, ações e projetos. Mesmo assim, a Província Marista Brasil Centro-Sul, seus integrantes e a comunidade continuaram a exercitar o espírito solidário. O portal solidariedadequeaquece.com.br, por exemplo, vem reunindo notícias, pesquisas, relatórios e sugestões de iniciativas.
Uma delas, é a pesquisa “Qual futuro queremos para Curitiba pós-pandemia”, que ouviu 500 moradores de 15 regiões da capital paranaense mais vulneráveis diante da pandemia. O material também contou com a participação de lideranças estratégicas da cidade e virou um e-book produzido pela PMBCS.
Cultura de colaboração para superar a crise
O estudo, realizado pelo Cidade da Gente, apoiado pelo Instituto Sivis, analisou perspectivas para Curitiba após a Covid-19 e mostrou, por exemplo, que o desemprego ou falta de renda é o receio de 70,8% dos entrevistados. Por outro lado, ações como se voluntariar e privilegiar os pequenos comércios podem minimizar os impactos de uma das maiores preocupações da população durante esse momento.
Qual cenário queremos ajudar a construir?
A pesquisa apresenta a previsão de três cenários futuros para Curitiba. Um deles é marcado pelo individualismo e ganhou o nome de “Farinha pouca meu pirão primeiro”. Outro por solução paliativa, chamado de “Japona”. E o cenário mais otimista é o de transformação, que foi denominado de “Gralha Azul”.
Sem dúvida, para chegarmos neste terceiro cenário possível, as ações de solidariedade fortalecidas durante a pandemia da Covid-19 precisam ser mantidas. Afinal, atitudes simples, pequenas e somadas podem ser transformadoras.
E-book sobre solidariedade
O significado de cada um desses cenários está no e-book “Solidariedade: o que esperar do futuro? – Como conhecer a realidade pode nos ajudar a transformar o mundo em lugar mais fraterno”, em linguagem acessível e convidativa.
A publicação foi elaborada pela Equipe de Comunicação e Marketing da PMBCS e pelo Instituto Sivis. E aponta formas de semear esperança nos corações de um jeito simples, mas muito eficiente.
A temática converge com o discurso do Papa Francisco, em sua primeira audiência pública desde o início da pandemia. Em suma, ele destacou o quanto a doença e seus impactos colocaram em evidência a interdependência entre as pessoas.
>>> Faça o download gratuitamente neste link.
O que esperar do futuro?
O e-book foi lançado no dia 27 de agosto, durante o painel Farol de Esperança que trouxe o tema “Solidariedade: o que esperar do futuro?’”. Representantes do Observatório de Educação para Solidariedade da PUCPR, do Instituto Sivis e da UMBRASIL abordaram o poder da solidariedade em um momento desafiador como o que estamos atravessando. E falaram como a compaixão e a empatia devem fazer parte do nosso dia a dia após a crise.
Se você não conseguiu acompanhar o bate-papo ao vivo, clique aqui e assista à gravação do painel na íntegra.