O ano de 2022 começou desafiador para muitos moradores das regiões da Bahia e de Minas Gerais que estão sofrendo com as fortes chuvas e inundações. Conforme temos visto nos noticiários e relatos compartilhados pelas redes sociais, milhares de pessoas perderam suas casas e entes queridos. Por isso, elas precisam da nossa ajuda!

Diante desse cenário, os Maristas do Brasil aderiram à campanha #SOS Bahia e Minas Gerais – Solidariedade que Transborda, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira. Os Maristas de Champagnat estão ajudando a divulgar a ação e arrecadar recursos, com o intuito de somar esforços em prol de quem mais está precisando nesse momento. 

Situação geral na Bahia e em Minas Gerais

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia e apresentados em matéria do portal G1, no dia 8 de janeiro, 176 municípios foram afetados pelas enchentes, sendo que 165 deles estão com decreto de situação de emergência. Ao todo, são 26.607 pessoas desabrigadas, 61.516 desalojadas, 26 mortos e 520 feridos. No entanto, o total de atingidos já chega a 850.424 pessoas

Segundo boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, o período chuvoso registrado desde outubro deixou seis mortos e fez com que pelo menos 16 mil pessoas precisassem deixar suas casas. Além disso, recentemente houve deslizamento de um morro e diversas ruas ficaram alagadas como consequência das fortes chuvas. A saber, mais de 138 municípios decretaram estado de emergência.

#SOS Bahia e Minas Gerais

É hora da solidariedade Marista transbordar!
Então, como ajudar? 

Você pode fazer parte da campanha ao divulgar a iniciativa aos seus contatos. E também por meio da destinação de qualquer quantia, visto que a necessidade de colaboração é urgente.

As doações financeiras podem ser feitas diretamente para as contas bancárias da Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta corrente: 50.106-9

 

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta corrente: 1132-1

 

Para DOC, TED ou PIX, o CNPJ da Cáritas Brasileira é: 
33.654.419/0001-16

 

“Que o Deus da Vida e Ternura derrame suas bênçãos sobre cada pessoa, pela solidariedade e gesto amoroso em favor dos irmãos e irmãs da Bahia e de Minas Gerais”, escreveram Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, e Dom Mário Antônio da Silva, presidente da Cáritas Brasileira, na carta em que apresentam a campanha e pedem a colaboração da sociedade.

Apoio Marista

Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, recorda da filosofia de vida de origem africana (Ubuntu) que se baseia na seguinte premissa: “Eu sou porque nós somos”. Por isso, ele também nos chama a participar dessa ação solidária.

“Vamos aderir à campanha #SOS Bahia e Minas Gerais – Solidariedade que Transborda.
Será o Ubuntu do Natal/21 com os nossos irmãos baianos e mineiros flagelados com a pandemia das alagações!
A solidariedade nos interpela a “manter o olhar e o coração fixos no centro do presépio, no Deus que não cavalga a grandeza, mas que veio na pequenez — a estrada que escolheu para chegar até nós”, conforme Papa Francisco na homilia de Natal.”
Ir. Benê Oliveira, fms

 

>>> Leia mais notícias inspiradoras, pesquisas e exemplos de solidariedade no portal Solidariedade que Aquece.