“Como o Movimento Champagnat da Família Marista pode ser luz e gerar vida para a Missão Marista, para a Igreja e para o mundo?”

Ir. Ernesto Sánchez, FMS, ao MChFM em novembro, 2020 


No Fórum do MChFM promovido pela Umbrasil, em novembro de 2020, o Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista, durante sua explanação acerca da Circular Lares de Luz, indagou os fraternos:
“Como o Movimento Champagnat da Família Marista pode ser luz e gerar vida para a Missão Marista, para Igreja e para o mundo?”. 

Essa pergunta ressoou em muitos corações gerando reflexões, especialmente diante do cenário turbulento no qual o mundo se encontra.

O ser humano ainda sofre com a pandemia da Covid-19 em 2021. Estão altas as taxas de transmissão do vírus, mortes, crise econômica, desemprego com números elevados, entre tantos outros danos sentidos por inúmeras famílias. Sobretudo, entre as mais vulneráveis.

Mas, ao mesmo tempo, é possível avistar um horizonte de esperança, com o início da vacinação contra o coronavírus. Isso pode mudar tudo. Podemos enxergar o retorno à normalidade. E esse sentimento deve ser a estrela guia deste ano.

Fermento, sal e luz

Tema para o MChFM 2021: É tempo de cultivar!

Tema para o MChFM 2021: É tempo de cultivar!

Nos últimos anos, o MChFM da Província Marista Brasil Centro-Sul avançou em seu fortalecimento, reforçando suas bases sólidas. Com a segunda edição do documento Projeto de Vida em Fraternidade em mãos, os fraternos foram chamados a ser fermento, sal e luz na sociedade. 

Em 2020, com o advento da pandemia, as fraternidades foram cuidadoras de seus lares de luz, em meio a um mundo turbulento. Em 2021, com as recém-lançadas Diretrizes do MChFM da PMBCS, a Coordenação Provincial observou esse cenário e voltou a refletir sobre a pergunta feita pelo Ir. Ernesto. Qual seria o próximo passo dessa missão em busca de gerar vida?

É tempo de avançar, de ousar, de ser testemunho na perenidade da missão Marista, de ser fiel ao Evangelho, de cultivar a vida daqueles que mais necessitam. Iluminados pela palavra de Deus, todos são convidados a serem semeadores entre aqueles que sofrem. Semeadores de amor, de justiça e de oportunidade para todos.

“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça (2 Cor 9, 10).

Cultivar a Missão Marista

Ao olhar para a missão legada por São Marcelino Champagnat, o cuidado com as crianças e jovens é também missão do MChFM. Os preferidos de Jesus estão no centro de toda a obra educativa de Champagnat. E é necessária atenção à educação desses seres humanos em sua integralidade. “Enquanto criança, o ser humano é planta que deve ser cultivada” (Gildo Cotta, FMS, 1996). É dessa pequena planta que o MChFM se propõe cultivar, dando continuidade à missão de Champagnat.

Durante o ano de 2021, os fraternos serão convidados a aprofundar essa temática em suas fraternidades. Cultivar a vida na missão Marista, na Igreja e na sociedade. Cultivar o cuidado de si e do outro. Cultivar suas famílias e comunidades, estarem atentos aos flagelados e abertos a serem instrumentos nas mãos de Deus no cuidado com o outro.

>>> Assista à apresentação completa do Ir. Ernesto aqui.