Entre os dias 27 e 31 de março, em Curitiba, nove representantes das Províncias México Central, Norandina (Colômbia), Compostela (Portugal), Ibérica (Espanha) e Brasil Centro-Sul estiveram reunidos para apresentar, cada um, como funciona economicamente sua Província. Os representantes estiveram debatendo ideias sobre como poderiam melhorar suas práticas administrativas e financeiras.   

O processo relativo aos encontros regionais dos economatos tem alguns objetivos estabelecidos:  

  • Gerar vínculos e cooperação, fortalecendo a pertença como Família Global;  
  • Partilhar experiências e boas práticas geradoras de sustentabilidade presente e futura;  
  • Aprofundar estratégias e processos chaves de governança e gestão;  
  • Possibilitar aprendizagens e interações entre pessoas e realidades internas ou externas a Instituição Marista;  
  • Fomentar uma visão mais ampla e inovadora;  
  • Buscar respostas inovadoras e criativas para a vida e a missão maristas, na atualidade e no futuro;   

Esses objetivos e as discussões regionais entre as Províncias serão levados, em outubro, para o Encontro dos Ecônomos Provinciais de todo o Instituto. O Irmão Jorge Gaio, Ecônomo Geral do Instituto, recorda a razão de todo o trabalho realizado pelos ecônomos. “O nosso carisma, de fato, faz a diferença na humanidade, especialmente com as crianças e os jovens, eles são a nossa razão de ser e é por eles que nos comprometemos. Desta forma, cheios de sentido e significado, realizamos nosso trabalho com esperança”, conclui.  

Troca de experiências 

O evento teve início com a partilha da Província anfitriã, que apresentou um panorama geral da sua realidade econômica e administrativa – Organização Religiosa, Grupo Marista e Frentes de Missão. O encontro contou com a presença do Ecônomo Provincial, Ir. Délcio Afonso Balestrin e sua equipe composta por Rosângela de Almeida Specht, Everson Ismael de Oliveira e Anderson Jonathans Santos; do Diretor Executivo da Organização Religiosa, José Leão da Cunha Filho; do Diretor de Auditoria Interna, Riscos e Compliance do Grupo Marista, Renato Lara Resende e, ainda, do Diretor Geral da FTD Educação, Ricardo Tavares. 

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como os colégios estão organizados em rede no Brasil. O Ir. Natalino de Souza fez uma explanação sobre a Marista Brasil, explicando sua origem, estrutura e modelo de governança e destacou que ela está se consolidando como uma força maior para a atuação no país, em busca de uma educação evangelizadora.  

A Província Ibérica contou com a presença da Leiga Marista, Maria Lucia Martinez Campo. Os representantes do México Central foram o Ir. Juan Jesus Franco Hernandez e o Leigo, Adalberto Martinez Estrada. Da Província Norandina, esteve presente Dioneira Abril Latriglia e da Província Compostela, o Irmão José Luis Ribeiro Pedrinho. 

Em um dos dias de encontro, os participantes puderam conhecer o Colégio Marista Santa Maria e Escola Social Ecológica, em Almirante Tamandaré (PR). 

Avaliação  

Ao final do encontro, na sexta-feira (31), os participantes fizeram uma avaliação final de tudo o que compartilharam ao longo da semana. Houve espaço para discutir em grupo e compartilhar por mais tempo, para além dos espaços de dúvidas que aconteceram durante as apresentações de todas as Províncias ao longo da programação. 

O Irmão José Luis Ribeiro Pedrinho, da Província de Compostela, valorizou muito o encontro e a experiência. “Tudo foi muito bom, a equipe responsável, o CMC. Todas as pessoas foram muito simpáticas e acolhedoras, me senti em casa”, afirmou.   

A representante da Província Norandina, Dioneira Abril Latriglia, afirma que depois da experiência de imersão realizada durante a semana de ter conhecido a Marista Brasil, volta para casa com muitos desafios: “Por agora será um pouco difícil trabalhar com os colégios em rede na Província (…). Devemos começar, então, a dar pequenos passos nesse sentido, talvez começarmos com alguns processos e projetos: solidários, financeiros, comerciais. De acordo com ela, o resumo do encontro é uma frase: “unidos somos mais, porque a união faz a força”..   

Para Adalberto Martinez, da Província México Central, a união é fundamental diante das necessidades comuns das Pprovíncias. “Unidos somos mais fortes e impactamos da melhor forma as necessidades comuns que nos toca responder”, finaliza.  

Da mesma Província, o Irmão Juan Franco ressalta a importância do momento junto de outras realidades provinciais. “A partilha de cada participante nas suas apresentações deu-nos um quadro de referência muito prático e útil”, finaliza.  

Após os encontros regionais haverá, em outubro, um encontro geral dos economatos de todas as províncias, em L’Hermitage. Nesse momento, haverá uma troca de experiências ainda mais profunda entre as equipes de Economato das Províncias Maristas do Instituto.   

Na carta orientativa do Encontro, o Irmão Jorge Gaio, Ecônomo Geral do Instituto, recorda a razão de todo o trabalho realizado pelos Economatos. “O nosso carisma, de fato, faz a diferença na humanidade, especialmente com as crianças e os jovens, eles são a nossa razão de ser e é por eles que nos comprometemos. Desta forma, cheios de sentido e significado, realizamos nosso trabalho com esperança”, conclui.